30 de Maio

Dia das Bandeiras

Dia das BandeirasHoje comemoramos o Dia das Bandeiras!

As bandeiras são símbolos que
podem representar uma nação,
estado, agremiação política, recreativa
ou desportiva, etc. e, seja qual for a
instituição que represente, toda
bandeira é carregada de simbolismo.

A história nos mostra que as primeiras bandeiras que se tem conhecimento
foram usadas desde as antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, além disso, serviam também para ser identificado
pelos aliados.

Cada país no mundo possui sua bandeira. A bandeira é a identidade de nosso país, é o símbolo que representa toda uma nação e a soberania deste.

Porém não existem somente as bandeiras de cada país. Existem as bandeiras representativas de pessoas específicas e representativas de grupo de pessoas. A primeira pode representar uma pessoa particular, geralmente titular de um cargo estatal ou numa organização privada. Já a segunda representa a coletividade. Podemos ter as bandeiras nacionais, que representam toda uma nação, como por exemplo, a bandeira do Brasil. Temos também as bandeiras subnacionais, que representam territórios internos de uma nação, como por exemplo, a bandeira da cidade de São Paulo. Por fim temos as bandeiras de organização internacional como a bandeira das Nações Unidas, e as bandeiras de entidades públicas ou privadas, que representam empresas, clubes e universidades.

Você sabia que uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada? Ela deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro.

Clique aqui para conferir nosso Especial sobre o Dia da Bandeira!