13 de Maio

Dia das Mães

Dia das Mães

O Dia das Mães tem a sua origem no princípio do século XX, quando uma
jovem americana, Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão.

Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.

Em pouco tempo, a comemoração e consequentemente o Dia das Mães se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de Maio.

Uma data tão bonita não podia deixar de chamar a atenção do resto do mundo! Atualmente, praticamente todos os países celebram o dia das mães. As datas podem variar de país para país, mas o importante é que todos celebram a paz, o amor, o carinho, a proteção, a beleza e tudo mais que as mães representam!

No Brasil a data foi comemorada pela primeira vez em 1918, em Porto Alegre, pela Associação Cristã de Moços.

Conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de Maio.

As mães ao redor do mundo…

Alguns dizem que “mãe são todas iguais, só muda o endereço”, fazendo uma alusão às características do amor materno, como cuidado, atenção, amor incondicional, estímulo constante, etc., mas a forma de comemorar o dia das mães também muda conforme o “endereço”, veja só…

Lá do outro lado do mundo, no Japão, o Dia das Mães era comemorado durante o período histórico Shöwa, com o aniversário da Imperatriz Köjun, mãe do Imperador Akihito. Atualmente é comemorado no segundo domingo de maio e as pessoas presenteiam suas mães com flores, como cravos e rosas.

A tradição de presentear com cravos também é característica da homenagem do Dia das Mães na China, que também é comemorado no segundo domingo de maio. A partir de 1997, os chineses definiram que esse dia seria dedicado a ajudar mães carentes de áreas rurais do país, sem dúvida uma ação importante!

No Nepal, o Dia das Mães é chamado Mata Tirtha Aunshi - “Mata”, que significa “mãe” e “Tirtha”, que significa “peregrinação”, isto porque é tradição no país ir à peregrinação de Marta Tirtha, que ocorre em Kathmandu Valley, em homenagem às mães vivas e às falecidas. Ocorre em abril.

No Reino Unido na Irlanda, a homenagem ocorre no quarto domingo da quaresma. Essa tradição provavelmente teve origem na prática cristã do século XVI de visitar as mães nessa data, portanto nessa época do ano as mães estariam reunidas com seus filhos.

Na Grécia Antiga, o Dia das Mães era comemorado no início de maio, que também é o início da Primavera, isto porque evocavam Rhea, a mãe dos deuses, fazendo oferendas de bolos de mel, boas bebidas e flores. Acredita-se que a tradição de alguns países da Europa, de levar um café da manhã especial na cama para a mãe neste dia tenha vindo dessa tradição grega, que por sinal é uma ótima ideia! Pode ter certeza que sua mãe vai adorar!

Em alguns países, o Dia das Mães tem data fixa:

3 de Março: Geórgia
8 de Março: Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia
21 de Março: Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos
7 de Abril: Armênia
10 de Maio: Suécia, México, Barém, Hong Kong, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
26 de Maio: Polônia
27 de Maio: Bolívia, República Dominicana
12 de Agosto: Tailândia (aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit)
15 de Agosto: Bélgica e Costa Rica (Dia de Atención De Maria) 8 de Dezembro: Panamá

Em outros países, assim como no Brasil, a data varia no mês:

2º Domingo de Fevereiro: Noruega
1º Domingo de Maio: Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Verde, África do Sul, Espanha, Suécia
2º Domingo de Maio: Australia, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Itália, Japão, Canadá, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suécia, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela
Último Domingo de Maio: França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de junho)
3º Domingo de Outubro: Argentina
Início do Mês de Outubro: Índia