8 de Julho

Dia Mundial da Alegria

Dia da Alegria

O que faz você sentir alegria, o que faz você se sentir feliz? Brincar com os amigos, ficar abraçadinho com a mamãe assistindo televisão, comer sua comida predileta, estudar, nossa! Quantas coisas podem nos deixar alegre, não é mesmo?

A felicidade e a alegria de maneira geral envolve a vivência de emoções positivas , que por sua vez vem de coisas que fazemos e que nos dão prazer.

Vários pesquisadores da Psicologia, afirmam que a alegria e as emoções positivas refletem em uma vida saudável para o corpo e a mente. Também acabam interferindo nos aspectos cognitivos e comportamentais.

Para confirmar a importância de se sentir alegre é que foi criado o Dia Mundial da Alegria , comemorado em 8 de julho!

Por isso, comemore esse dia em grande estilo. Veja algumas sugestões:

Prepare quitutes interessantes junto com seus amigos, veja quantas coisas gostosas vocês podem fazer:

Receitinhas

Alquimia na Cozinha

Oficina da Pizza

Vocês podem também preferir um roteiro cultural e se divertir muito!

Cinema

Circo

Teatro

Brincar, jogar e fazer mágicas é bom demais! Veja só:

Jogos de Tabuleiro

Jogos de Bola

Mágica

Brincadeiras de Férias

Brincadeiras de Praia

Brincadeiras Típicas

Aproveite esse dia para atividades de lazer

Pintando o Sete

Cores

Artesanato e Trabalhos Manuais

Em casa, momentos alegres podem começar de atividades bem simples, como rever fotografias antigas e lembrar histórias engraçadas.

Também é importante propiciar alegria aos outros! Há um grupo de pessoas, os Doutores da Alegria, Organização Não-governamental - ONG, que leva a alegria à hospitais, com apresentações e brincadeiras realizadas para as pessoas que estão internadas. Foi fundada em 1991 por Wellington Nogueira e nestes 24 anos (ano base 2015), já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. A base do trabalho é o resgate do lado saudável da vida e todos os seus projetos se utilizam da arte para potencializar as relações.

Você também pode fazer sua parte e propiciar alegria a outras pessoas! Para isso junte brinquedos e roupas que podem ser doadas às famílias que necessitam ou instituições de caridade.

Excelente Dia da Alegria para todos!

Curiosidade

Os Doutores da Alegria possuem um Centro de Pesquisa que estuda o alcance das ações promovidas no tratamento e recuperação dos pacientes. Tudo indica que os resultados são bem positivos! 

Esse grupo também já publicou livros interessantes: em 2001 lançou o Livro dos Segundos Socorros, que possui jogos, brincadeiras e dicas para as crianças entenderem o que são as doenças e como ter uma vida saudável e em 2004, publicou  Poemas Esparadrápicos, que contém 14 poesias de diferentes autores que vêm enroladas como esparadrapo e podem ser destacadas e coladas em qualquer lugar.