Aborígenes Australianos

Aborígenes AustralianosAborígenes australianos são os primeiros povos que habitaram o território australiano. Inicialmente eram aproximadamente 750.000 indivíduos, subdivididos em 500 grupos e com cerca de 300 dialetos diferentes.

Cada grupo possuía estilos de vida distintos e tradições culturais e religiosas próprias em cada região.

Porém, esse quadro mudou drasticamente a partir de 1758 com a invasão dos ingleses, que usaram das piores estratégias para dominar e exterminar com essa população, sendo que atualmente os nativos representam apenas uma pequena parcela da população.

A cultura aborígene é rica e tem como característica a união de todos os seres da natureza com o ser superior que integra tudo. Eles não vêm o ser humano como superior à natureza, mas sim sentem-se parte dela, sendo que todos são indispensáveis nesse conjunto, por isso, os seres humanos devem honrar a natureza em tudo o que fazem.

Os aborígenes usam a arte como forma de comunicação. Os instrumentos de trabalho são feitos com cuidado e destreza. Fazem pinturas e inscrições, onde contam as histórias do povo, do clã ou da pessoa e se evoca a relação com as divindades. As pinturas do corpo ou em cascas de eucalipto usam como tema a mitologia ou retratam cenas do cotidiano.

A música também é de grande importância, sendo que o instrumento musical mais usado é o yidaki (didgeridoo), que é a representação da mãe serpente, a criadora da terra e que consiste em um tronco oco que amplia sons vocais. Para marcar o ritmo das mímicas e das danças, usam bastões.

Eventos e Festivais Aborígenes

O povo aborígene da Austrália celebra e compartilha sua cultura em diversos e coloridos festivais tradicionais e contemporâneos. Conheça as características de alguns deles:

Yabun é o maior festival indígena, que dura um dia inteiro, da Austrália. É tão importante que neste dia comemora-se o Dia da Austrália. Esta festa tem programação cultural e informativa, com discussões e discursos de alguns dos líderes, acadêmicos, políticos e artistas mais famosos das comunidades aborígenes e dos Ilhéus do Estreito de Torres.

Saltwater Freshwater Festival é um evento itinerante que oferece arte, música, dança, oficinas e mostra as tradições dessas tribos, além de propiciar aos visitantes a oportunidade de vivenciar alguns aspectos da vida aborígene.

Spirit Festival é o principal festival de artes e de cultura que tem como atração principal a apresentação de 100 dançarinos e cantores de todo o país.

Curiosidade

Para os aborígenes, a Lua é um ser masculino e o Sol é uma figura feminina. Assim, para eles a mulher tem grande valor, pois, assim como acontece com o Sol, sem elas não é possível a vida.