Alfabeto

AlfabetoMAIÚSCULAS E MINÚSCULAS

Uma das primeiras coisas que aprendemos na
Língua Portuguesa é que, na escrita, temos que diferenciar alguns nomes, usando letras maiúsculas
e minúsculas. Mas, quando usar uma ou outra?
Como essa dúvida sempre aparece quando estamos escrevendo, neste especial vamos esclarecer a respeito do uso de letras maiúsculas e minúsculas.

Para começar, é importante lembrar que sempre
no início de uma frase usamos letras
maiúsculas , como, por exemplo, na frase:
Hoje eu fui passear no parque.

Para escrever Nomes de pessoas , sejam elas reais ou imaginárias , também usamos sempre letra maiúscula. Assim, não dá nem para pensar em escrever seu nome sem ela! Até mesmo o nome da Branca de Neve, que é uma personagem do conto de fadas, tem que escrever é com maiúscula!

Também nos nomes de festas e festividades, como Natal, Ano Novo e Páscoa; locais, nome de ruas , bairros , cidades, estados e países, comoFlorianópolis e Paris, usamos sempre a maiúscula.

Outra situação em que devemos usar a letra maiúscula é para os nomes de empresas e instituições. Então, Instituto Paulo Freire ou Maxi Supermercados devem ser escritos com maiúscula. Além de tudo isso, ela também é usada para os pontos cardiais , como é o caso de escrevermos ao Sul da Alemanha ou ao Norte dos Estados Unidos.

Não pense que a letra minúscula se usa de qualquer jeito, pois, agora, vamos explicar como deve ser usada para escrevermos direito…

Depois de alguns sinais de pontuação , como é o caso dos “dois pontos” e da “vírgula” , a letra minúscula deve ser usada.

As palavras que representam nacionalidade , como, por exemplo, africano e espanhol , devem ser escritas sempre com minúscula.

Outra situação que devemos usar sempre a minúscula é quando vamos escrever os dias da semana ou os meses do ano.

Dessa forma, quando surgir alguma dúvida a respeito de usar maiúscula ou minúscula, consulte sempre essas informações e vai ver que não é tão difícil!

 

Curiosidade

Existe grande variedade de idiomas no mundo mas há alguns que se destacam por ter traços particulares. É o caso do idioma Khmer , que é o idioma oficial do Camboja , pois ele é o maior alfabeto do mundo, com 72 letras. Já o menor alfabeto do mundo, encontramos no idioma Rotokas , falado na ilha de Bougainville - Nova Guiné. Este alfabeto tem 12 letras, com cinco vogais de nosso idioma e sete consoantes.