O mundo dos Cavalos

Animais CavalosMamífero, da família Equidae , cujo nome científico é equus caballus , os cavalos são animais de origem bem antiga, as primeiras espécies aparecem há aproximadamente de sessenta milhões de anos atrás.

Os estudos apontam para estaturas bem baixas nos primeiros animais da linhagem, mas com muita facilidade para correr. As constantes modificações ambientais e a necessidade de sobrevivência nesses novos ambientes foram determinantes para que o processo evolutivo o transformasse no animal que conhecemos hoje.

Domesticação

O cavalo acompanha o homem há milhares de anos. Primeiramente como fonte de alimento, depois o processo de domesticação foi iniciado pelos nômades, que criavam cavalos da mesma forma que faziam com cabras e outros animais.

Somente algum tempo o homem aprendeu a montar e a partir de então o cavalo passou a ser criado para ajudar como meio de transporte , permanecendo assim até o século XX. Neste aspecto é importante mencionar o cavalo ajudando no trabalho humano , como é o caso da profissão de boiadeiro , que é aquele que percorre estradas a cavalo levando gado de uma cidade a outra.

O cavalo aparece também em outras situações da vida humana, como por exemplo, nas corridas de cavalo , na criação de cavalos como hobby e até mesmo como terapia, chamada equoterapia.

Principais raças

Algumas raças são mais conhecidas, por serem mais versáteis e também por ter o maior número de criadores , são elas: Quarto de Milha - é o mais veloz; Puro Sangue Inglês - ideal para corridas de mil a 3 mil metros; Árabe - cavalo refinado, resistente e muito veloz; Lusitano - tem origem em Portugal, é o cavalo de sela mais antigo do mundo; Percheron - de origem francesa, transportou cavaleiros armados durante a batalha das Cruzadas, na Idade Média; Appaloosa - raça conhecida principalmente pelo padrão de sua pelagem, com pintas no dorso. É uma raça bem antiga, já que foram encontrados em pinturas rupestres datadas de até 18.000 anos a.C.

As principais raças nacionais são Mangalarga - utilizada principalmente na prática de esportes e Campolina - usado no campo como animal de tração.

Andamentos

A forma como um cavalo se desloca é chamada de andamento. Existem quatro tipos básicos: passo - andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão de cada par lateral de pés; trote - andamento simétrico, a dois tempos; cânter ou galope curto - andamento a três tempos, em que o cavalo avança com a perna dianteira direita quando gira para a direita e vice-versa; galope pleno - é o mais rápido dos quatro andamentos naturais.

Cavalos e Esporte

Cavalos fazem parte da vida do homem também como forma de praticar esportes, lazer e relaxamento.

A corrida de cavalos ou hipismo , que é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Nesta categoria entram também a prática de salto de valas e de obstáculos.

A equitação , que é a técnica ou exercício de andar a cavalo.

O volteio , modalidade definida como ginástica sobre um cavalo em movimento. Consiste em fazer movimentos e acrobacias com o cavalo andando em círculo.

Mas atenção! Para as atividades com cavalos é importante seguir regras básicas de segurança, consulte aqui.

  Curiosidade

Segundo publicação da revista “Nature” os cavalos da raça Przewalski , encontrados em reserva natural West Lake, na China, são mais antigo já descrito pelo homem até hoje. Seu DNA mostra que a espécie existia há 700 mil anos atrás.