Vertebrados e Invertebrados

Animais Vertebrados e Invertebrados

Você já reparou quantos animais diferentes existem em nosso planeta?  Animais pequenos, grandes, os que vivem na água, outros cavando túneis na terra, alguns muito coloridos, outros nem tanto… É impossível relacionar tantas características diferentes, mas existe uma classificação geral desses animais que permite agrupá-los de acordo com as semelhanças desses animais, ficando mais fácil estudá-los. Essa classificação separa os animais em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados.

Os vertebrados representam o grupo dos animais que possuem a coluna vertebral , formada de ossos ou cartilagens que o ajudam a sustentar o corpo , protegem o encéfalo e a medula nervosa.

O grande grupo dos vertebrados é dividido ainda em cinco subgrupos:

Os mamíferos que tem com característica principal o fato de possuírem glândulas mamárias , isso faz com que as fêmeas possam produzir leite e amamentar seus filhotes. A baleia é um animal que, apesar de viver na água é um mamífero.

As aves possuem o corpo coberto de pelos e um bico , fazendo com que tenham características bem distintas dos demais subgrupos. Muitas espécies conseguem voar, alcançando velocidade e distancia impressionante. Como exemplos de aves que voam, temos as cegonhas e as pombas. A galinha e o avestruz são exemplos de aves que não voam.

Já os peixes são animais essencialmente aquáticos e podem ter esqueleto ósseo ou cartilaginoso. A cartilagem tem a mesma função dos ossos, mas tem mais flexibilidade. O tubarão é um exemplo desse grupo.

Os répteis são animais que rastejam e alguns deles são bem perigosos como os jacarés e as cobras.

Viver inicialmente na água e depois em terra firme é a principal característica do subgrupo dos anfíbios. Outra característica dos anfíbios é o fato de sofrerem transformações ao longo da vida, processo é chamado de metamorfose. Sapos e salamandras são representantes desse grupo.

Agora os invertebrados que são animais que não possuem esqueleto como forma de sustentação do corpo. Existem milhões de espécies, separadas em subgrupos e entre esses vamos mencionar os principais:

Aqui começaremos com os artrópodes , que recebem esse nome porque possuem uma carapaça externa bem resistente e patas articuladas. Nesse grande subgrupo encontramos ainda outras classificações: aracnídeos – possuem quatro pares de patas, nesse grupo encontramos as aranhas e escorpiões; insetos – possuem três pares de patas e os representantes do grupo são as belas borboletas e as abelhas; crustáceos – possuem em cinco pares de patas e tem como representantes os caranguejos e as lagostas.

Os moluscos são invertebrados que recebem esse nome porque tem o corpo completamente mole. Alguns deles possuem até uma concha em que pode se abrigas, mas o corpo é realmente mole. Encontramos nesse grupo as lulas e os mariscos.

Sobre os equinodermos , a principal característica é possuir um esqueleto calcário, que não é como o esqueleto dos vertebrados , mas possui a finalidade de sustentação. Nesse grupo estão as belíssimas estrelas-do-mar e os ouriços.

O grupo dos vermes tem duas divisões importantes: os platelmintos , com corpo achatado e os nematelmintos , com corpo cilíndrico. A grande maioria dos representantes desse grupo causam sérias doenças aos seres humanos e outros animais vertebrados, como por exemplo, a Taenia, platelminto que causam a teníase e o ancilóstomo, nematelminto que provoca o amarelão.

Como você é realmente muita diversidade!

Curiosidade

Um dos maiores vertebrado do mundo é a baleia azul, que chega a medir 30 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 10 andares.

 Pesa cerca de 180 toneladas. Com esse tamanho ela também ganha o prêmio de mais barulhenta ao se movimentar na água.