Artes Surrealismo

Artes Surrealismo

O mundo pelo avesso

O ponto principal do pensamento surrealista é não ficar preso às formas, ao cotidiano e a mesmice do modo mundo.

O movimento surrealista chegou nos anos 20 com o objetivo de mudar a vida da época, transformar o mundo e quebrar regras e foi justamente isso que conseguiu: mostrar uma nova visão de mundo, visão que vem do inconsciente e não poupa a imaginação.

A principal característica dos artistas surrealistas é fazer com que o mundo real se misture com o irreal, sem limites, deixando a emoção expressar-se em todas as possibilidades. A obra é criada a partir do ponto em que a razão humana perde o controle.

  Principais artistas

Sem dúvida, Salvador Dali é o mais conhecido pintor surrealista. Nasceu na Espanha e começou pintar aos 13 anos já mostrando muito talento. Com 18 anos ingressa na Academia de San Francisco, em Madri, onde conhece o futuro cineasta Luis Buñuel. A identificação de ambos com o surrealismo faz com que futuramente participe da produção do filme surrealistas, sendo que os principais são: “Um Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930). Morreu em 1989, em consequência do Mal de Parkinson.

Outro surrealista bastante conhecido no meio artístico é Joan Miró. Nascido em Barcelona, Espanha, desde criança passava o tempo desenhando ou colecionando pedras e plantas. Aos 14 anos ingressou na Escola de Belas Artes, em Barcelona, mas contrariou-se com o currículo e desistiu dessa escola, voltando a ter contato com as artes somente onze anos depois, quando mudou-se para Paris e passou a ter contato com as ideias surrealista. Morreu aos 90 anos, rico e bem-sucedido, reconhecido em todo mundo como um dos principais de sua época.

Rene Magritte é outro pintor que, apesar de não seguir a risca as características surrealistas, também teve grande participação neste movimento. O que diferencia Magritte dos demais surrealistas é o fato de reproduzir o que se chamou de “realismo fantástico”, usando a contradição de imagens na forma de enigmas. Sem dúvida um estio de pintura muito inteligente.

  Curiosidade

Salvador Dali realmente se dedicava ao trabalho! Ao longo de sua vida produziu cerca de 1.500 pinturas.