Brincadeiras de Corda

brincadeiras com corda

Há muitas brincadeiras divertidas para fazermos nas férias, feriados e horas livres e as brincadeiras com corda está entre as mais divertidas. Além disso também são ótimas treinar a coordenação motora e agilidade.

Pular corda é uma brincadeira tão antiga que é difícil saber qual a origem, mas há registros dessa brincadeira desde a antiga Grécia. De qualquer forma, o que temos certeza é que até hoje é uma brincadeira frequente entre as crianças, talvez por ser mais livre, sem muitas regras e com diversão garantida.

Várias formas de pular!

Existem muitas, mas muitas formas mesmo de brincar de corda e aqui você vai conhecer algumas delas:

Jogo simples

Como já está explicado no nome, é uma forma bem fácil de brincar de corda. Pode ser praticada individualmente, é só pegar uma corda e a movimentar em círculo, pulando com um pé ou com os dois, antes que a corda toque o chão. Atenção! Se tocar os pés na corda tem que começar tudo de novo!

Jogo básico

Aqui temos 3 participantes: dois seguram uma ponta da corda, batendo-a em círculo para que o terceiro participante pule, antes que a corda toque o chão. Para que o jogo fique bem divertido os dois integrantes que estão batendo a corda podem acelerar o ritmo da batida da corda e aumente também aumentar o número de pessoas que estão pulando a corda. Pode ter certeza: é um desafio e tanto!

Pular corda e fazer movimentos em conjunto

Nesta forma de brincar quem está pulando a corda tem que ser muito rápido para, além de pular corda, fazer alguns movimentos associados, enquanto outra criança vai cantando e fazendo desafios, veja só:

Um homem bateu em minha porta e eu abri.
Senhoras e senhores, ponham a mão no chão!
O jogador pula e rapidamente abaixa e toca o chão.

Senhora e senhores, pulem num pé só!
O jogador pula com um só pé.

Senhoras e senhores, deem uma rodadinha!
O jogador pula e roda.

E vá pro olho da rua!
O jogador sai debaixo da corda.

Com 2 cordas

Essa é realmente difícil, mas é possível usar duas cordas, sendo que, a que fica na mão esquerda bate-se no sentido horário e a que fica na mão direita no sentido anti-horário.

Pular Elástico Além da corda, é possível também brincar de pular elástico e para isso é necessário somente um elástico de roupa. Sim, aquele mesmo que se usa nos pijamas, por exemplo. Basta apenas 2 metros e tem que dar um nó, ligando as pontas.

A regra básica para pular elástico é: duas crianças ficam em pé, frente a frente, e colocam o elástico em volta dos tornozelos, formando um retângulo. Uma terceira criança começa a pular, fazendo uma sequência de saltos, ora pulando para dentro, sobre e para fora do elástico. Se errar a sequência dos movimento ou tropeçar, passa a vez. Se acertar, fica mais difícil!

Para você conhecer mais brincadeiras com corda, visite o site Mapas do Brincar – Corda, e, para mais brincadeiras com elástico veja o site Pular Elástico. Além disso, você e seus colegas também podem inventar formas diferente de brincar com corda e elástico! Pense nisso!

Curiosidade

São tantos os adeptos de pular corda que ela virou esporte o nome é Jump Rope ou Rope Skipping, que ganhou força na década de 70 e tem até campeonato mundial, inclusive nós aqui do Brasil estamos na frente nessa categoria, porque temos uma campeã mundial! É Vivien Vajda, de 20 anos, que pratica o esporte desde os 10 anos.

Vale a pena conhecer a história da Vivien

Dicas para o Professor

Já que pular corda é saudável e treina habilidades motoras nas crianças, você pode usar vários momentos do ano letivo para estimular seus alunos para esse esporte! Depois de muito treino vale a pena organizar um campeonato com eles, inclusive com duas modalidades: individual e em equipe!

Como a brincadeira de pular corda passou por várias gerações, pode ser divertido chamar os pais dos alunos para que exercitem essa habilidade. Tirar uma aula para isso pode render histórias que vão encantar os alunos!

Em nosso site você encontrará mais atividades e sugestões para aproveitar essa brincadeira com seus alunos.

Bom trabalho!