Brincadeiras de Rua

Brincadeiras de Rua

BRINCADEIRAS DE RUA

Tá sem idéia? Tá sol lá fora?

Eba! Oba! AMARELINHA é uma boa. Desenhe a sua amarelinha com giz colorido como no desenho ao lado (aqui precisamos colocar uma ilustração de uma amarelinha). Faça sua amarelinha bem bonita e bem colorida, capriche.

Pra jogar é super fácil, é só seguir de um a dez pulando sempre a casa da vez (na ordem crescente de um a dez), nessa hora você vai ficar num pé só até pegar a pedrinha. Não pode colocar o pé na casa onde estiver a pedrinha, nem cair nela, se fizer isso você vai ter que voltar pro inferno e começar tuuuuudo de novo.

-

Legal, vou jogar BOLINHA DE GUDE

Você já jogou bola de gude? Já e adora? Se você ainda não jogou ainda é tempo. É só você descolar algumas bolinhas de gude. Elas são baratinhas e fáceis de encontrar. É uma brincadeira antiga, do tempo do seu avô, bisavô, quem sabe até do seu tataravô. Ave! É antiga, mas super divertida e tem um monte de variantes.

Chame os amigos e com uma pedrinha ou giz desenhe um círculo no chão, um círculo grande, não enorme, mas grande. É nesse círculo que o jogo vai acontecer, o objetivo é pegar bolinhas. Para isso você deve dar petelecos na bolinha que quer jogar pra fora do círculo com o polegar. Vence quem conseguir tirar do círculo o maior número de bolinhas.

-

Tem bastante gente pra brincar e espaço pra correr? Que tal uma rodada de QUEIMADO?

Divida a turma em duas partes, no dois ou um decida quem será o capitão de cada time, serão eles que escolherão os jogadores. Os times devem ter o mesmo número de jogadores. Divida a quadra, ou espaço onde vai rolar o jogo com uma linha. As duas partes devem ser iguais.

O objetivo é fazer o maior número de prisioneiros queimando-os com a bola. Um jogador é queimado quando a bola bate nele e caiu no chão, lembre-se que se a bola bater em mais de um jogador, é queimado sempre o último jogador em quem a bola bateu. Mas se o jogador agarra a bola arremessada, então o jogo vira, agora é a vez da outra equipe tentar queimar alguém!

Quando um jogador é queimado vai então para o poço! Isto mesmo, o poço fica depois da linha de fundo do campo adversário. Para tentar sair de lá, os jogadores da sua equipe precisam cruzar a bola para o jogador preso no poço, que por sua vez precisa queimar um adversário para consegui voltar ao seu campo!

Vence o jogo a equipe que conseguir colocar todos os jogadores preso no poço. Pegue uma bola de vôlei ou de borracha média e prepare-se pra dar e tomar bolada. Cruzes!

-

Ixi tá chovendo. Do que eu vou brincar? Chame seus amigos e se divirtam no JOGO DA VERDADE

A brincadeira é bico, difícil mesmo é não mentir quando as perguntas são aquelas complicadas de responder, mas como o nome mesmo diz é o Jogo da Verdade e não vale contar lorota. Pra jogar é super simples e tudo que você precisa é de uma embalagem pet de refrigerante, serve aquelas de 600ml, e amigos cheios de segredos sentados em círculo. Gire a garrafa pra perguntar, depois para responder e divirta-se. É bem engraçado.

-

GATO MIA! MIAUUUUUUUUUUUUU!

Mais fácil impossível, escolha um amigo para ficar vendado, vocês podem brincar na sala ou no quarto. O objetivo é se esconder e não deixar que o amigo vendado encoste em você. Se ele encostar você deve parar e quando ele disser “Gato mia!” você deve responder miando bem fininho pra ele não descobrir quem é. Se ele acertar é sua vez de ficar vendado. Ixi!

Nessa brincadeira quanto mais amigos mais divertida fica.

-

CAÇA AO TESOURO!

Caçadores estão preparados? Avançar! Claro que o objetivo final do jogo é encontrar o tesouro escondido! O tesouro poderá ser um saquinho de chocolate, um brinquedo pequeno, um livro, uma revista, figurinhas ou cards, um CD de música ou games ou qualquer objeto divertido que estiver ao alcance das mãos.

O juiz tem como função além de esconder o tesouro e supervisionar o jogo, distribuir as pistas pelas redondezas. As pistas são pedaços de papel contendo indicações do local do tesouro.

Vamos dar um exemplo. Faz de conta que estamos em um playground e que o tesouro está escondido em baixo da gangorra. As pistas são distribuídas em volta do tesouro à vista dos participantes. Um jogador vê, então, um pedaço de papel no balanço que diz: “Avance até o vaso de planta mais próximo.” No vaso de planta o jogador encontra mais uma pista. Nela está escrito: “Ande 10 passos para trás”. E assim por diante.

É diversão garantida. Então se prepare e boa caçada! Para ajudar na Brincadeira a Smartkids preparou para você modelos de pistas para você imprimir, recortar e escrever as suas pistas! Clique aqui e pegue já o seu!

-

GINCANA!

Tarefas difíceis, absurdas, quase impossíveis! A gincana é um jogo de origem indiana. Está surpreso? Pois é isto mesmo, a palavra significa “jardim para esportes excêntricos”.

O jogo é uma disputa entre equipes que devem cumprir tarefas malucas e diferentes! Ganha a equipe que acumular o maior número de pontos. Vamos precisar de juizes para supervisionar as equipes na execução das atividades e para fazer a contagem de pontos. Não vale trapaça, os juizes estão de olho! Fique ligado, tá ligado?

Segue algumas sugestões de tarefas:

  • Salto à distancia
  • Salto em altura
  • Boliche – cada participante tem direito a 3 tentativas
  • Cesta de basquete – cada participante tem direito a 3 tentativas
  • Corda – pular 10 vezes com uma perna só
  • Corrida – 5 voltas no quintal ou playground

O sistema de pontos é livre, como sugestão cada tarefa concluída a equipe ganha 10 pontos. As tarefas poderão contar com tempo mínimo de execução, assim quem executar no tempo estipulado ganha 15 pontos e quem ultrapassar o tempo ganha apenas 10 pontos.

Como vimos a Gincana não tem regras fixas, por isto use a sua imaginação também nas tarefas e invente atividades criativas e divertidas, como:

  • Achar um sapato de mulher numero 44
  • Trazer uma camisa de futebol autografada por um craque
  • Uma bandeira do Brasil
  • Um disco de vinil do Roberto Carlos
  • Uma caneta tinteiro
  • Uma revista da década de 50
  • O maior livro que conseguir encontrar em número de páginas
  • Uma fotografia sua ao lado do presidente do Brasil
  • Um vídeo no You tube com mais de 5,000 visitas

Enfim qualquer idéia é idéia! A gincana pode acontecer em um dia ou em vários dias. Quanto mais gente participar melhor. Brincar nas férias é tudo de bom, mas não deixe de sugerir uma super gincana na sua escola, que vença a melhor classe!