Calendário

CalendárioAtravés do calendário temos a indicação dos dias da semana e meses do ano.

Ele é importante porque nos ajuda a organizar as atividades que temos que realizar ao longo dos dias e dos meses do ano, nos orienta sobre quais serão os feriados do ano, o dia que começa as férias e o retorno às aulas… Ah! E ainda mais importante ajuda saber quanto tempo falta para o dia do seu aniversário!

Principalmente na escola não dá para deixar de usar um calendário para anotar suas tarefas e avaliações, isso ajuda você a estar com tudo em dia. Para isso você pode usar um calendário bem bacana que preparamos para você.

É lógico que você também pode anotar no calendário as coisas que você gosta muito e não pode esquecer, como por exemplo, o dia da estreia daquele filme que você não pode perder, o dia do aniversário de sua melhor amiga e os dias de passeio que você combinar com seus pais.

Como você pode perceber, com tantas atividades vai ser difícil passar um dia sem olhar no calendário!

Curiosidade

Os povos antigos, mesmo com atividades bem diferentes das nossas, já usavam calendários, tanto que o primeiro que se tem registro surgiu na Mesopotâmia, mais ou menos no ano 2700 a.C. Este calendário era baseado no movimento dos astros. Atualmente utilizamos o calendário gregoriano, que não tem relação com os movimentos dos astros. Ele foi instituído pelo papa Gregório XIII, em 1582, por isso leva esse nome.

Dicas para o Professor

A criança constrói a noção de tempo através da percepção que os eventos acontecem em uma sequência e que para sequência há uma duração, portanto quanto mais utilizarmos exemplos concretos, mais fácil ficará para a criança elaborar essas noções.

A forma mais simples e adequada de iniciar o trabalho sobre o calendário é deixar que os alunos explorem diversos calendários. Você pode ter um bem grande para que todos possam consultar e também distribuir outros menores para trabalharem em grupos. Explique os dias da semana, peça para que contem quantos são os dias da semana e reconheçam o dia da aula. Nessa atividade você poderá utilizar os dias da semana ilustrados que disponibilizamos na sessão “Para colorir”. Também na sessão “Passatempo” você encontrará uma atividade divertida que fará com que eles treinem a sequência dos dias da semana.

É importante também marcar no calendário coletivo as rotinas semanais, como por exemplo, o dia da semana em que podem brincar no parque da escola, de ir para o laboratório de informática, das aulas de Educação Física, etc.

Neste tema também é importante trabalhar as noções de “antes” e “depois” através de desafios para que solucionem em duplas, como por exemplo, “no dia 25/04 faremos uma excursão ao zoológico da cidade e para isso temos que recolher a autorização dos pais dois dias antes. Qual o dia do mês e da semana que vocês terão que trazer essas autorizações? O que precisamos fazer antes de ir? O que teremos que fazer depois que voltarmos?

Outra atividade bem interessante e que pode ajudar os alunos a organizar rotinas é a atividade que disponibilizamos na também na sessão “Passatempo”. Nela a criança deverá recortar e colar as atividades que farão a cada dia. Nessa mesma sessão há outros desafios interessantes para seus alunos.

Assista também ao vídeo que mostra como se dá a construção da noção de tempo pelas crianças.

 

Bom trabalho!