Contando até 10

Contando até 10

Já reparou que os números estão por toda a parte? Nas placas dos carros, na identificação das casas em uma rua, em muitos brinquedos, no seu canal de desenho predileto, na contagem de pontos de um jogo para saber quem ganhou… Ih, se fossemos relacionar todos os lugares em que os números aparecem, ficaríamos muitos dias escrevendo…

Isso porque os números servem de referência para muitas coisas na nossa vida, por isso é importante saber contar!

Agora vamos fazer um desafio para você… Pense e responda rápido: quantos anos você tem? Quantos são os amigos de que você mais gosta? Quantos sorvetes você já tomou essa semana? Quantas estrelas têm no céu? Essa última é impossível de responder, não? Mas não se preocupe, pois você não vai perder ponto por isso!

Realmente, há coisas que mesmo com todos os números que existem não conseguimos contar, porque o número é infinito ou ainda desconhecido para os seres humanos.

Mas, como você talvez esteja entrando na escola agora, é importante aprender aos poucos sobre os números. Então, vamos começar a contar de 1 a 10…

 

Curiosidade

Os números foram criados, ao longo da história, pela necessidade do homem, pois era preciso uma forma de representar as quantidades.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais. Assim, por exemplo, os pastores que soltavam seu rebanho pela manhã, contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha. Ao final do dia, ao buscar o rebanho, os pastores contavam de forma inversa, retirando do saco uma pedrinha para cada animal.

Nessa época, também existiam outras formas de contar, como nós em cordas ou riscos feitos em ossos e pedras, sendo que cada região utilizava uma forma diferente. Depois de muito tempo, percebeu-se que era necessário uma forma de representar os números para que todos entendessem.

Ainda bem que agora podemos contar de uma forma mais fácil, não?!?!?