Continentes

ContinentesAtenção, tripulantes! Bem-vindos a bordo deste fantástico especial! Aprontem as malas para viajarmos e conhecermos os seis continentes do planeta Terra. Preparem também os motores para aterrissarmos em cada continente para saber um pouco sobre suas maiores atrações e muito mais. Desejamos a todos uma boa viagem!

O Planeta Terra

A Terra é conhecida como “o planeta azul”. Vista da Lua, ela apresenta esta coloração graças à grande maioria de
sua extensão ser formada pelos oceanos.

Apenas 30% do mundo é formado por terras firmes, também chamadas de superfície terrestre. É nesta área em que vivemos todos nós, seres humanos, e milhares de outras espécies. Para facilitar o estudo das grandes áreas habitadas do planeta Terra, suas porções de terra foram divididas em seis continentes:
África , América , Antártica , Ásia , Europa e Oceania.

Então, preparem-se, pois, agora, vamos conhecer um pouco mais sobre cada um desses continentes…

Começamos pela América , que foi descoberta em 1492, pelo espanhol Cristóvão Colombo. Espanhóis, ingleses, franceses e portugueses foram os principais colonizadores dessas terras.

Área : 42.330.000 km2
População: 910.720.588
Países: 35

A América também é chamada de “Novo Mundo” porque, quando os colonizadores chegaram era realmente um mundo de recursos a explorar. Nesta época, as civilizações europeias e asiáticas já eram bastante desenvolvidas. Os europeus, especialmente os espanhóis, ingleses, franceses e portugueses, foram os principais colonizadores de suas terras. Hoje, sua população inclui também muitos descendentes africanos que vieram para o continente, principalmente na época da escravidão.

A América é o continente mais longo do mundo. Ao mesmo tempo em que está próxima do Polo Sul, ela é praticamente encostada ao Polo Norte. Suas terras são banhadas pelos dois maiores oceanos do planeta: o Atlântico e o Pacífico. Para melhor estudá-la, ela foi subdividida em três partes : América do Norte , América Central e América do Sul. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

América do Norte

A América do Norte é hoje o “continente” mais rico do mundo. É formada pelos Estados Unidos, Canadá - dois países bastante desenvolvidos e com excelente qualidade de vida- e pelo México. O continente apresenta duas cadeias montanhosas: a do Alasca e as Montanhas Rochosas. Os grandes lagos, presentes nas fronteiras entre os Estados Unidos e Canadá são muito famosos também. É um território altamente industrializado e possui uma agricultura bastante mecanizada.

América Central

Esta é a menor das três Américas, possui uma faixa estreita de terras que liga a América do Norte à América do Sul. É composta por 20 países, 4 ilhas no mar do Caribe e centenas de ilhotas. A região é muito visitada por turistas devido às belas praias de clima tropical. Neste continente encontra-se o canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico. A agricultura e o turismo são as principais fontes de renda desses países. O relevo montanhoso e os vulcões ativos são outras características marcantes.

América do Sul

O espanhol e o português são as duas línguas mais faladas nos 12 países que formam a América do Sul, dentre eles o Brasil. O relevo desta parte da América é constituído por grandes planícies na parte central e pela cordilheira dos Andes a oeste. Há uma grande diversidade de climas, pois este subcontinente é muito extenso, vai da linha do equador até próximo à Antártica. A maioria de seu povo é descendente de índios, europeus e africanos, e dois terços do território deste continente é composto por florestas. A América do Sul, ao lado da América Central e do México, forma a América Latina.

Seguimos, agora, para a África , segundo maior continente do mundo e também o mais pobre. Existem mais de 900 milhões de habitantes distribuídos em seus 53 países.

Área: 30.370.000 km2
População: 922.011.000
Países: 53

A África foi colônia europeia durante muitos anos. Uma de suas principais características é o clima bastante quente. Existem mais de 600 milhões de habitantes distribuídos em seus 53 países. O sul do continente é também conhecido como “África Negra”, apesar de existirem mais de 100 milhões de pessoas brancas em todo território. Na África, há grandes rivalidades étnicas e uma enorme diversidade linguística, são falados mais de 500 dialetos. As paisagens africanas podem variar desde desertos, como o Saara, até as margens férteis do rio Nilo, florestas tropicais e savanas, com muitos leões, elefantes, leopardos e girafas.

Partimos, agora,para a Ásia , maior continente do mundo e também o mais populoso, com grande diversidade étnica.

Área: 43.810.000 km2
População: 3.879.000.000
Países: 45

Na Ásia tudo é recorde! É o maior continente do mundo e também o mais populoso, com mais de 3 bilhões de habitantes. Possui o maior país do mundo, a China. É aqui onde está situada a montanha mais alta do mundo, o Everest. Seu maior monumento, a Grande Muralha da China, é a única construção humana visível do espaço. Sua grande extensão determina uma enorme variedade cultural, linguística e de costumes. A Ásia foi o berço das mais antigas civilizações do mundo.

O petróleo é um recurso importantíssimo para a economia deste continente.
Para quem gosta de frio, a Antártica é o continente ideal para se viver, pois é o mais gelado do mundo!Ele não é dividido em países ou áreas específicas. A maior parte de seu solo permanece sob o gelo e neve de 1,6 km de espessura.

Área: 13.720.000 km2
População: 1.000

No inverno, a temperatura pode chegar até -80 ºC. Dá até arrepios! O planeta Terra possui dois polos: a Antártida , ao norte, e a Antártica , ao sul.A Antártica é um continente deserto, apenas estações baleeiras, militares ou científicas estão instaladas neste continente. Durante o verão, é normal que alguns pedaços de gelo se desprendam e vão em direção ao mar, são os famosos icebergs. A maior reserva de água doce do mundo é formada pelo gelo antártico. Neste continente vemos alguns animais marinhos, como focas, baleias e pequenas aves como o pinguim. O Polo Norte não é considerado um continente, pois não possui terra, é apenas água congelada do oceano Ártico.

Agora rumo à Europa! Este é um dos menores continentes do planeta e um dos mais povoados. O povo europeu é resultado da mistura étnica de civilizações antigas, como escandinavos, eslavos, celtas e muito mais!

Área: 10.180.000 km2
População: 731.000.000
Países: 46

A Europa, também conhecida como “Velho Mundo”, é um dos continentes mais povoados, com cerca de 700 milhões de habitantes. A diversidade étnica ocorreu principalmente devido às invasões que este continente sofreu ao longo dos tempos. 

A Europa possui cinco penínsulas, que são porções de terra que se estendem ao mar.

Chegamos ao fim de nossa aventura aterrissando na Oceania , menor de todos os continentes e sua população é formada em sua maioria por aborígines, europeus e asiáticos. Tem uma fauna exótica que é um de seus grandes atrativos.

Área: 9.008.500 km2
População: 36.600.000
Países: 14

A Oceania é constituída pela porção continental, por arquipélagos e cerca de 10 mil pequenas ilhas e atóis. O isolamento da região dificulta o desenvolvimento econômico do continente, que vive basicamente da pesca e da agricultura. A maior parte das ilhas da Oceania deve sua existência a fenômenos vulcânicos. A fauna exótica é um dos atrativos daqui. Neste continente os países que se destacam são a Austrália e a Nova Zelândia.

Formação dos Continentes

Quando olhamos o mapa-múndi, podemos pensar que os continentes sempre estiveram estáticos, mas não é bem assim.

Estudos de mapas antigos ajudaram a criar uma proposição a respeito de como os continentes se formaram. É a Teoria da Deriva dos Continentes , proposta em 1912 pelo alemão Alfred Wegener, baseada na observação de que o contorno da costa leste da América do Sul é semelhante ao contorno da costa oeste da África, parecendo que os dois continentes há aproximadamente 200 milhões de anos atrás estivessem encaixados, como grandes peças de um quebra-cabeças.

Este estudo constatou que, inicialmente, a Terra era formada por uma única placa – a Pangéia, palavra que vem do idioma Grego ‘pan’, que significa toda e ‘geo’, que significa terra. Pela movimentação das placas tectônicas - grandes blocos que formam a crosta terrestre e flutuam sobre o magma – e ao longo de milhões de anos há uma movimentação imperceptível por nós, mas que acaba separando a Terra em grandes blocos. Essa movimentação lenta, mas constante, acabou formando os seis continentes como conhecemos hoje.

Curiosidade:

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma ninfa muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

O Oceano, o deus dos rios, deu origem à Oceania, enquanto sua filha Ásia, mãe das fontes e dos rios, é o nome de batismo do continente vizinho. África é uma deusa que carrega um chifre numa das mãos e um escorpião na outra.

Dos grandes continentes, só o nome América tem origem pagã e surgiu em homenagem ao explorador desse continente - Américo Vespúcio, só que na versão feminina: Américo tornou-se América.

(fonte: Guia dos Curiosos)