Dia do Amigo

Dia do amigo

Com certeza os amigos deixam nossa vida mais significativa e feliz, pois amigo de verdade é aquele que está ao seu lado nas conquistas e nas dificuldades, reconhecendo nossos talentos, mas também dando um “puxão de orelha” em atitudes erradas e que precisamos corrigir. Assim é a verdadeira amizade!

É tão importante ter amigos que existe um dia para homenageá-los e agradecer pela amizade. É o dia 20 de Julho!

O interessante é a origem da data, veja só: o sociólogo argentino Enrique Ernesto Febbraro, ficou empolgado com a chegada do homem à lua e a iniciativa de criar laços extraterrestes, achando que esse feito mostrava a importância da união entre os povos para as grandes conquistas, por isso, acabou enviando cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas para mostrar a importância da união e amizade entre os povos. Assim, a data tornou-se oficial na Argentina e aos poucos, muitos países, incluindo o Brasil, aderiram à ideia.

Está comprovado!

Vários estudos comprovam que ter amigos é um diferencial na vida de qualquer pessoa, alterando para melhor a saúde física e mental, pois as pessoas que cultivam amizades são mais alegres, diminuem o risco de depressão, ansiedade, estresse e na velhice amenizam os sintomas degenerativos de doenças graves como Alzheimer.

Amizade nas redes sociais

Os sites de relacionamento já ultrapassaram a fase do modismo e chegaram para ficar, tornando-se mais um local de convívio e, independente do dia e da hora, todos estão conectados.

Assim, há muitas vantagens nos relacionamentos virtuais: conectar-se com amigos que estão distantes; localizar alguns que podem até estar bem perto, mas por algum motivo perdeu-se o contato; treinar nossas habilidades de comunicação, uma vez que não estamos sendo vistos diretamente pelas pessoas e até mesmo ampliar a rede de amizades, no entanto é importante saber que, tudo que se faz em excesso, pode prejudicar, assim, não é saudável ter somente amizades virtuais, pois o contato físico, o olhar, a conversa real são de extrema importância para desenvolver a confiança e fortalecer a relação.

Portanto, cultive amigos sempre, tanto nas redes sociais como fora delas!

Comemore!

Programe um dia especial com seus amigos em 20 de julho! Ir ao cinema, preparar um lanche delicioso e recebê-los em casa, fazer um piquenique, mandar mensagens pelo celular, tudo vale! Só não dá para deixar essa data passar em branco!!!

Curiosidade

O Facebook é a rede social mais utilizada no Brasil (ano base 2015), atingindo cerca de 64,82% dos acessos. Isso se deu principalmente a partir do desenvolvimento do aplicativo móvel, que permite às pessoas se manterem conectadas à rede o tempo todo, compartilhando conteúdos que acham interessantes e relavantes com seus amigos e conhecidos.

Dicas para o Professor

É importante fazer uma programação especial com seus alunos no Dia do Amigo, pois é na escola que geralmente começam as amizades mais duradouras.

Para começar, você pode preparar uma Árvore da Amizade, que aceitará os bilhetinhos desde o início do mês e no dia 20 de julho você pode preparar uma festa, com come e bebes trazidos pela turma e depois das brincadeiras os bilhetinhos devem ser lidos para o grupo.

Programar um piquenique ou um passei especial também vai propiciar um dia especial para a turma.

Aproveite também as outras atividades de nosso site!