Natal - Espírito de Natal

Árvore de Natal

Natal é momento de reflexão, de buscarmos nossos sentimentos mais sinceros e cultivar uma sementinha de bondade nos corações.

É uma época para lembrarmos e praticarmos a generosidade, a compaixão, o amor ao próximo e a fraternidade.

Você sabe o que é ser generoso? Uma pessoa generosa quer partilhar, repartir ou distribuir aquilo que tem com outros que não tem.

E compaixão, o que será isto? Ter compaixão significa ajudar ao próximo, aos que estão sofrendo e necessitando de auxilio, sem julgamentos, mas sim com muito amor.

A fraternidade é o laço de união entre os homens. Somos todos irmãos, todos iguais com os mesmos direitos e unidos com repeito e com amor, e assim alcançamos um mundo mais justo, equilibrado e mais feliz.

É claro que esses sentimentos precisam ser cultivados o ano todo, mas o Natal é a época para renová-los e deixar a chama acesa para o resto do ano que vai chegar.

Ações simples podem fazer do Natal uma festa única para você e para os que estão a sua volta. Seguem algumas dicas para que seu Natal seja ma-ra-vi-lho-so...

Doe seus brinquedos para quem não tem. Com certeza isso é um bom começo!

Para começar que tal colocar todos os seus brinquedos no chão do quarto. Separe então duas cestas uma para doação e outra para você. Lembre-se de exercer o desapego, se você não brinca com um brinquedos por mais de 6 meses, então não vale a pena guarda-lo. Outras crianças que não tem brinquedos vão aproveitar muito!

Depois disso e com a ajuda de um adulto selecione instituições de crianças carentes perto da sua casa. Aproveite esta oportunidade para entregar os presentes e ver a emoção de cada criança ao receber um brinquedo seu! Viva o Natal!

 

Entre no espírito do Natal contando histórias e as de Natal especificamente são muito lindas e envolventes. Veja algumas sugestões: O Pinheiro de Natal, O Natal daquele Ano e O Sonho do Papai Noel.

Pense em um momento especial para isso, por exemplo, depois da ceia, que tal pedir para alguém da família reunir as crianças e convidá-las para sentarem-se junto à árvore de Natal e  escutar essas histórias.

Ao selecionar presentes, pense em coisas simples, mas úteis e que fará as pessoas lembrarem-se de você de forma positiva;

Que tal este ano presentear as pessoas que você ama com objetos que você mesmo fez. Terá um valor afetivo muito grande e todos ficarão emocionados. Segue algumas sugestões:

- Pense no que a pessoa gosta e faça um desenho bem bonito e depois cole em uma cartolina para ficar como um quadro!

- Que tal fazer, com a ajuda de um adulto, biscoitinhos com temas de Natal? Depois de pronto coloque-os em uma caixinha de papelão com um laço. Fica lindo!

Enfeite sua casa, isso é uma tarefa que todos da casa devem participar. Isso deixa o ambiente alegre e aconchegante para a família e para os convidados.

Na árvore de Natal, além das tradicionais bolas, inclua botinhas, velinhas e anjinhos, sem esquecer da estrela na ponta da árvore. Faça também um grande banner escrito “Feliz Natal para Todos”. Não esqueça das guirlandas nas portas e de separar um lugar especial para o presépio com a manjedoura e os animais. Vai ficar demais!

Procure aquele amigo que você não vê há muito tempo! As redes sociais ajudam a encontrá-lo.

Que tal tentar um encontro, um piquenique no parque, ou um encontro na praia, com certeza será marcante e muito divertido!

Deseje Feliz Natal ao encontrar com as pessoas, demonstre sua alegria pela data!

Pergunte para as pessoas como está sendo seu Natal e o que aconteceu de novidade, conte também sobre o seu Natal.

Curiosidade

As cores do Natal

Existem cores tradicionais do Natal, são elas: o verde, símbolo da vida e do renascimento; o vermelho simboliza o sangue de Jesus Cristo e o dourado representa a luz, a riqueza e a realeza.

 Use essas cores para enfeitar sua casa!

Dicas para o Professor

Para preparar seus alunos para o Natal, leia um conto de Natal e depois organize uma dramatização para os alunos representarem.

Na sessão “Passatempo” de nosso site você encontrará muitas sugestões de atividades para trabalhar com as crianças. Eles poderão fazer lindas lembrancinhas para o Natal.

Antes do término das aulas organize uma árvore de Natal com tiras de papel que contenham provérbios natalinos ou que lembrem os sentimentos mais elevados. No último dia de aula cada aluno deverá pegar uma tira e entregar ao colega, lendo para ele e desejando-lhe Feliz Natal.

Bom Natal para todos!