Esportes Aquáticos

esportes aquáticosÁgua, sol, movimento e muita adrenalina, essas são as características dos esportes aquáticos , e agora, com a chegada do verão, vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles.

Para começar em grade estilo, vamos apresentar os esportes aquáticos olímpicos e o primeiro da lista é a natação, considerada o esporte mais completo de todos, pois estimula e movimenta quase todos os músculos do corpo. Por ter tanta aceitação, foi incluída como esporte olímpico em nas olimpíadas de Atenas, na Grécia, em 1896.

O nado sincronizado é o conjunto de exercícios que ocorrem na piscina, em grupo e devem ser literalmente executados em sincronia, atendendo a especificações técnicas e artísticas, submetido a julgamento. Esta modalidade esportiva entrou nas olimpíadas somente em 1984, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Polo aquático é o nome do esporte coletivo marcado pela movimentação, velocidade e resistência, com princípio básico do handebol. Estreou nas olimpíadas em 1900, em Paris, França.

Ter força para remar é a principal característica que a pessoa que pratica canoagem deve ter. Conhecida desde a antiguidade como meio de transporte, só se transformou em esporte a partir de 1840 e como modalidade de esporte olímpico, somente em 1936, nas olimpíadas de Berlim, na Alemanha.

No salto ornamental os atletas competem com apresentações acrobáticas no ar, pulando de um trambolim. A estreia deste esporte nas olimpíadas foi em 1908, em St. Louis, nos Estados Unidos.

A vela é um esporte que se baseia na navegação, sendo que as competições são disputadas em raias limitadas por boias. A primeira disputa olímpica dessa modalidade foi em 1900, nas olimpíadas de Paris.

Também nas olimpíadas de Paris, em 1900, o remo é apresentado como esporte. Para você ter uma ideia de como a prática desse esporte é antiga, as primeiras competições ocorreram no antigo Egito por barqueiros do rio Nilo e se baseava no uso de botes impulsionados por remos.

Outros esportes aquáticos

Há outros esportes aquáticos com muitos adeptos, mesmo não sendo olímpicos. O surf é um deles… Baseia-se em acompanhar o movimento de uma onda, estando em cima de uma prancha em mar aberto. Há campeonatos mundiais que reúnem pessoas de todas as idades.

Para praticar o sky aquático é preciso de no mínimo duas pessoas: enquanto uma conduz a lancha, a outra é puxada por uma corda de 18,25 metros. O esporte requer o equilíbrio dentro da água a uma velocidade de 80 Km/h.

O windsurf é um esporte aquático muito parecido com o surf. Também tem como objeto principal uma prancha, mas que apresenta fixada uma vela, cuja altura costuma variar de 2 a 5 metros e altura.

O rafting, é o esporte radical que tem como característica a descida por corredeiras de rios em um bote. Esse esporte exige muita agilidade, força nos braços e muita atenção para conduzir o bote da melhor forma possível.

O mergulho como esporte só foi possível depois de o famoso oceanógrafo Jacques Cousteau, inventar o aqualung, mais conhecido como Scuba, que é um aparelho de respiração debaixo d’água.

 

Agora que você está por dentro dos esportes aquático já pode escolher qual é o seu preferido!