Inverno

Inverno

Em muitos locais do planeta a vida acontece no gelo e a neve cai praticamente o ano todo. Pensando nos detalhes de um ambiente assim, a primeira coisa que vem à cabeça é como a neve é formada… É justamente isso que vamos conhecer agora:

A neve é formada nas nuvens mais altas que podemos imaginar, quando a temperatura está abaixo de zero e os vapores de água acabam congelando , semelhante a quando colocamos água no freezer.

Esse processo acontece em locais específicos, com temperaturas mais frias, como ocorre nas regiões polares e em regiões de clima frio ou temperado. Isso porque, em regiões mais quentes, quando o vapor d’água chega a congelar , não passa muito tempo neste estado, pois quando vai chegando próximo ao solo acaba derretendo. Nos locais mais frios, a superfície também é gelada e mantém a neve.

Veja como é um trem passando pela neve!!!

Intensidades diferentes

Dependendo da intensidade com que a neve cai, usamos nomes diferentes: uma tempestade de neve é chamada de nevasca - é a mais comum em regiões do Brasil de clima temperado, nevisco para uma precipitação rarefeita de neve e nevada para uma situação de maior intensidade na quantidade de neve.

Tipos de neve

Existem tipos diferentes de neve e, de acordo com a Sociedade Norte-Americana de Meteorologia (American Meteorological Society), são os segunites:

  Flocos de neve: é o cristal de gelo em forma de floco, de formato hexagonal e com o aspecto de uma pequena estrela.

Grãos de neve ou snow grains: precipitação na forma de partículas muito pequenas e opacas de gelo, ou equivalente à forma sólida de chuvisco.

Grãos de gelo: são pelotas de gelo de 5 milímetros ou menos de diâmetro. Podem se apresentar na forma esférica, irregular ou até, raramente, no formato cônico.

Graupel: partículas de neve mais pesadas, geralmente chamadas de pelotas de gelo.

Granizo (ou saraiva): é uma precipitação composta por pedras sólidas de gelo, que podem medir de 5mm ao tamanho de uma laranja. Muitos meteorologistas não o consideram como uma forma de neve, principalmente por sua precipitação poder ocorrer com temperaturas elevadas.

Chuva congelada (freezing rain): chuva na forma líquida que congela após o impacto com a superfície. É necessário que as gotículas da chuva estejam super resfriadas e que a temperatura do solo se situe abaixo de zero para que se produza o congelamento.

Aguaneve: consiste na neve parcialmente fundida, que cai ao solo com traços de cristalização. Normalmente é transparente, não branca como a neve, podendo conter certa quantidade de neve em seu interior.

Problemas com a neve

Às vezes é um pouco complicado viver em regiões que tenha neve, veja só porque:

  • Em locais em que as temperaturas estão entre 2°C e -5°C é muito difícil dirigir nas vias públicas, pois a neve é úmida ou derrete facilmente e o perigo de derrapagens e acidentes aumenta;

  • Outra situação perigosa é caminhar na neve, pelo mesmo motivo mencionado anteriormente: as pessoas escorregam com mais facilidade e podem inclusive sofrer acidentes graves;

Neve no Brasil

Apesar do Brasil ser considerado um país tropical, há regiões de clima temperado, portanto em determinadas épocas do ano há ocorrência de neve. Isso acontece principalmente nas partes mais altas dos planaltos serranos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nesses locais há o turismo de inverno, com paisagens que lembram regiões européias, além da boa comida e chocolate quente delicioso!

Curiosidade

Países em que a neve cai a maior parte do ano possuem legislação que obrigam os proprietários de um dado estabelecimento (residências, comércio, etc.) a removerem parte da neve que se acumula à frente de suas calçadas, para permitir o trânsito seguro de pedestres. Caso um pedestre sofra um acidente por causa de neve não removida localizada na calçada à frente de um dado estabelecimento, o proprietário deste dado estabelecimento pode ser judicialmente processado por isto.

 ** Dicas e Cuidados para curtir o Inverno:**

Inverno lembra chocolate quente, chá, cobertor bem quentinho e outras coisas super gostosas, mas para curtir tudo isso bem saudável é preciso tomar alguns cuidados no inverno, como:

Manter o ambiente limpo e ventilado

Ter uma alimentação saudável

Ingerir muito líquido

Evitar o contato com o cigarro em ambientes fechados

Substituir os agasalhos de lã por moletom, couro ou nylon

Para remover o pó dos móveis, as vassouras e espanadores devem ser substituídos por panos úmidos

Não tomar banhos muito quentes, pois eles tiram a oleosidade natural da pele