Primavera

Primavera Já é hora de tirar os shorts e regatas da gaveta, guardar os casacos e dar boas-vindas à primavera , pois ela já chegou!

Os dias começam a ficar mais longos e quentes. As folhas e flores voltam a crescer nas árvores, os animais saem das suas tocas, a natureza parece despertar. É neste período também que os animais se acasalam, constroem seus ninhos e tem filhotes.

A primavera é uma maravilha, as flores pintam a natureza com suas cores vibrantes. É uma época muito agradável para passear no campo e aproveitar para fazer um grande e divertido piquenique.

Na primavera acontece o equinócio, momento em que o dia dura exatamente o mesmo que a noite, ou seja, 12 horas, contudo, a cada dia que passa o dia fica mais longo e consequentemente a noite mais curta, até chegar o período do verão.

No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho, mas para entender melhor como se formam as estações do ano, visite nosso especial sobre o tema.

Flores da Primavera

 Na estação das flores , não podemos esquecer suas personagens principais, por isso vale a pena saber quais são as principais flores da estação e comprá-las para deixar a casa mais bonita: rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia,  violeta, dedaleira, dama-da-noite.

Frutas, verduras e legumes

Assim com há flores específicas que crescem na primavera, há também as frutas, verduras e legumes específicos dessa estação, veja só…

Laranja , rica em vitamina C, é eficiente contra resfriados e outras doenças respiratórias, também tem muitas fibras que contribui para o bom funcionamento do intestino.

Tangerina , pode ser chamada também de mexerica ou bergamota. contém grande quantidade de vitaminas A, C e do complexo B, além de potássio, mineral que não pode faltar para o trabalho muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas regularmente.

Abacaxi , também tem vitamina C, potássio e manganês. É uma fruta que auxilia a digestão, por isso é ótima opção para a sobremesa.

Mamão , suas fibras contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo e, por isso, ajudam a prevenir a prisão de ventre.

Melancia , com grande quantidade de água, hidrata o corpo e tem ação diurética.

Manga , contém vitamina A e C, além de poderosos antioxidantes que atuam no combate aos radicais livres que são moléculas que previnem o câncer.

Escarola , suas folhas contém poucas calorias e muita fibra, excelente para ajudar no bom funcionamento intestinal. Contém vários nutrientes: vitaminas C, B e sais minerais como: cálcio, fósforo e ferro,

Espinafre , excelente fonte de ferro, sódio e potássio. O espinafre é muito utilizado no preparo de souflês, sopas, massas

Beterraba , raiz com muitos nutrientes: potássio, sódio, ferro, folato, magnésio, zinco, e vitaminas A, B e C. Além da raiz, você pode, e deve, aproveitar também os talos e folhas do alimento.

Comidinhas da Primavera

Aproveite para fazer pratos gostosos e saudáveis com essas frutas, legumes e verduras da estação!

Pizza de escarola

Suflê de espinafre

Sanduiche colorido

Salada de manga com kani kama