Florestas Preservação

Preservação das Florestas
As florestas têm como característica possuir uma vegetação rica em plantas arbóreas, em que as copas unem-se formando o que chamamos de dossel.

Representam um ecossistema riquíssimo e de extrema importância pela sua biodiversidade.

Em uma floresta, a circulação de oxigênio e gás carbônico é constante em função da própria atividade das árvores que realizam a fotossíntese.

Através da fotossíntese , a planta absorve o gás carbônico do ar e ao final do processo libera oxigênio, fundamental para praticamente todos os seres vivos.

Também é importante sabermos que, quando uma floresta está em equilíbrio, seguindo seu ciclo de vida natural, praticamente não há perda de nutrientes neste ecossistema. O solo pode manter o mesmo nível de fertilidade ou até melhorá-lo ao longo do tempo, beneficiando a todos.

Dia de conscientização

Apesar de toda essa importância, a destruição das florestas ainda é grande. Áreas imensas são devastadas através do corte ilegal de árvores para uso da madeira, para fins de especulação imobiliária, abertura de estradas ou mesmo para utilizar como áreas agrícolas. As queimadas representam outro risco para as florestas, ainda mais intenso em função de eliminar com os nutrientes do solo.

Outro aspecto essencial em relação às florestas é a diversidade de animais e plantas que abrigam, assim, qualquer modificação neste ambiente também leva à extinção de muitos animais que acabam se extinguindo por perderem seu habitat.

Diversas organizações nacionais e internacionais mobilizam-se a favor das florestas, tentando acabar com essas práticas inadequadas e, por enquanto, poucos resultados positivos são conseguidos, por isso criou-se o Dia de Proteção às Florestas , para que seja uma forma a mais para se pensar nelas  e fazer com que a população se conscientize de sua importância e necessidade da preservação. Esse dia é 17 de julho e somente pelo fato de haver uma mobilização maior, inclusive por parte da mídia, já ajuda a lançar um alerta às pessoas.

Vários ecologistas atribuem a destruição das florestas ao fato de não haver campanhas mais amplas de educação ambiental. Eles defendem a ideia que para as pessoas possam “vestir a camisa” e proteger as florestas,  é preciso que tenham informação sobre sua importância delas e como protegê-las. Para isso, as campanhas precisam atingir várias faixas da população e não ficar somente no ambiente escolar. É a proposta da educação ambiental chegando a todas as pessoas.

Protetores das florestas

O dia de proteção está ligado ao personagem folclórico chamado Curupira , conhecido como protetor das florestas.

É uma figura bem diferente: tem cabelos vermelhos e pés virados para trás para enganar os inimigos, uma vez que seus passos ficam na posição trocada, dando a falsa impressão de que estão chegando perto dele, quando, na realidade, acontece o contrário.

De acordo com o folclore popular, o Curupira protege as florestas das agressões frequentes do homem, tais como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por ele para a floresta e nunca mais retornam, perdendo-se na mata. Além de acabar com os destruidores da floresta, o Curupira possui a capacidade de ressuscitar os animais mortos pelo homem.

Lendas à parte, já existiram e ainda existem pessoas e grupos reais que estão empenhados em proteger as florestas.

Chico Mendes é um deles: destacou-se por levantar a bandeira na luta contra a destruição da Floresta Amazônica. Lutou ativamente contra o desmatamento e o massacre aos índios. Por sua luta acabou gerando desconforto entre grupos que não queriam perder seus lucros e acabou sendo morto em 1988.

Outro caso muito divulgado é o da missionária Dorothy Stang , morta em uma emboscada em 2005. Essa grande mulher era conhecida por proteger a floresta da ação de madeireiros, grileiros e fazendeiros, mas acabou perdendo a vida ao defender essa causa tão importante e necessária.

Apesar de tudo isso vários grupos continuam lutando para proteger as florestas e vão ganhando cada vez mais força.

Ações que fazem a diferença

Você também pode ser um protetor das florestas, basta ter atenção e desenvolver ações simples, mas que fazem a diferença, como por exemplo:

  • Comprar móveis e outros produtos feitos apenas com madeira de reflorestamento. Já existem muitas empresas que já pensam de forma sustentável e desenvolvem produtos ecologicamente corretos;

– Evitar produtos feitos de madeira extraída de árvores em extinção. Árvores brasileiras que estão nessa situação são a castanheira-do-pará e o pau-brasil;

– Não colocar fogo em matas, principalmente no inverno quando o tempo está mais seco e os ventos mais fortes, o que faz as chamas se espalharem rapidamente;

– Não soltar balões, pois, além de ser uma prática proibida por lei, pode causar danos irreversíveis tanto a paisagens naturais quanto a áreas urbanas, se cair sobre as casas ou a rede elétrica;

– Usar papel reciclável e economizar no uso desse material que depende das árvores para ser feito;

  • Denuncie para os órgãos competentes todas as ações que visam destruir as florestas.

Agora que você já sabe sobre a importância das florestas e como protegê-las, é só entrar em ação!

Curiosidade

Saiba quais são as cinco maiores florestas do mundo:

1ª - Floresta Amazônica: maior floresta tropical do mundo, abrange 8 países: Brasil, Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador, cobrindo em torno de 5,5 milhões de quilômetros quadrados. É lar para os mais diversos tipos de vegetação e de animais, com vários tipos de ecossistemas; o destaque é para jaguar e antas. Em torno de 20% do teor de oxigênio da Terra é produzido por esta floresta.

2ª - Taiga: considerada o maior bioma terrestre do mundo, formado por florestas coníferas. A floresta consiste por quase um terço de todas as árvores do planeta, formando 29% da cobertura florestal do mundo. Está presente em todo e hemisfério norte: Alasca, Canadá, sul da Groenlândia, parte da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria e Japão.

3ª - Floresta do Congo - África: atinge 70% da cobertura vegetal do Congo e a maior parte de sua população depende desta floresta para suas necessidades básicas de alimentação, abrigo e remédios.

4º - Floresta Daintree – Austrália: é considerada a floresta tropical mais antiga sobrevivente do mundo. É a maior floresta tropical no país e foi declarada Patrimônio Mundial em 1988. É local para muitas plantas exóticas e animais, como 18% de espécies de pássaro.

5ª - Ecuador Cloud Forest - Equador: é uma floresta tropical de várzea, contendo de 15 a 17% das espécies de planta do mundo e 20% das espécies de pássaros. Outra característica é o fato de ser coberta constantemente por nuvens.