História da Fotografia

Fotografia

 

É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais fácil de ver e lembrar…

Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum ou porta-retratos… É o que vamos ficar sabendo através da história da fotografia.

História da Fotografia

A invenção da máquina fotográfica e fotografia não é mérito de uma única pessoa, mas sim de uma série de descobertas e invenções atribuídas a várias pessoas.

A câmara escura foi a primeira invenção significativa anterior à máquina fotográfica. Ela tem como princípio básico a passagem de luz através de um pequeno orifício.

A primeira imagem registrada foi mérito do francês Niépce que utilizou o betume branco, tipo de derivado do petróleo, como forma de registro. Ele chamou esse processo de heliografia.

Depois disso, os aperfeiçoamentos nos processos não demoraram: surgiu o daguerreótipo , processo mais perfeito para fotografar que já existiu, mas não conseguia fazer cópias, por isso o físico inglês William Talbot já tratou de desenvolver o processo negativo/positivo , que é usado ainda hoje; em seguida surgiram os filmes , que precisavam ser revelados até surgirem as máquinas fotográficas digitais , que dispensam qualquer um desses recursos.

Brasil, fotografia e seus fotógrafos

A primeira máquina fotográfica a chegar no Brasil foi trazida por Louis Compte, em 1840. A aceitação foi muito rápida e logo muitas pessoas queriam ter essa tecnologia tão interessante.

Os interessados por fotografia começaram a se unir, trocar informações sobre novas técnicas e surgem os fotoclubes, em meados do Séc. XX. Os principais fotógrafos do fotoclubismo e alguns deles representantes do Movimento Moderno na Fotografia foram: Thomas Farkas, José Oiticica Filho, Eduardo Salvatore, Chico Albuquerque, José Yalenti, Gregori Warchavchik, Hermínia de Mello Nogueira Borges, Nogueira Borges, Geraldo de Barros e Gaspar Gasparian.

O uso da fotografia para publicidade se deu em 1948, que marcou a primeira campanha publicitária com o uso de fotos. Em 1950 surge também o fotojornalismo, principalmente através da revista “O Cruzeiro” de Assis Chateaubriand e do Jornal do Brasil. Nesta área os fotógrafos brasileiros que mereceram destaque foram: Claudia Andujar, Geraldo Guimarães, Walter Firmo, George Love, David Zingg e Luigi Mamprim.

Curiosidade:

Você sabe o que é megapixel?
A palavra pixel significa o ponto luminoso do monitor que, juntamente com outros do mesmo tipo, forma as imagens na tela. Megapixel significa a resolução da imagem, portanto quanto mais megapixels em sua máquina melhor!