Futebol Brasileiro

Futebol Brasileiro

Primeiras equipes, times e clubes

A primeira equipe , que representa o conjunto de pessoas com o objetivo de criar e desenvolver o futebol no país foi criada em 1894, por Charles Miller e chamava-se São Paulo Athletic Club – o local era a cidade de São Paulo . Um pouco mais tarde, em 1898, também em São Paulo, surge o primeiro time de futebol, ou seja, surge o primeiro grupo de atletas voltados exclusivamente para o futebol, faziam treinos formalizados e tinha uma organização dentro das normas - a Associação Atlética Mackenzie College. Um ano mais tarde, mas agora em Rio Grande RS, surge o primeiro clube destinado exclusivamente ao futebol, o Sport Club Internacional , atualmente já extinto. Assim, a partir de 1899, com a constituição desse clube, passa a existir o primeiro local organizado onde os atletas podem reunir-se para as mais diversas demandas que o futebol exige.

Os primeiros clubes nacionais se formaram basicamente no eixo Rio - São Paulo:

Em São Paulo , no ano de 1910, surge o Sport Club Corinthians Paulista , em 1912, o Santos Futebol Clube.

No Rio de Janeiro começa também a se firmar na história do futebol nacional a partir da fundação do Fluminense Football Club , em julho de 1902.  Este clube estimulou a criação de uma liga carioca e organizaria o futebol na cidade. Em breve outros times começaram a aparecer neste estado, como por exemplo, o Botafogo , criado em 1904, o Clube de Regatas do Flamengo , em 1912 começaria a formar sua equipe de futebol, assim como Club de Regatas Vasco da Gama , em 1915, assim como os clubes paulistas citados, estes também existem até hoje.

Nos dois estados todos esses times atuam até hoje, com grandes torcidas e muitas competições!

O futebol começa a tornar-se um esporte cada vez mais popular e de grande interesse nacional, por isso em todas as regiões do país começam a formar clubes e os campeonatos nacionais ficam cada vez mais competitivos.  No site Campeões do Futebol você encontrará a história dos clubes nacionais de futebol.

Campeonatos nacionais

O Campeonato Brasileiro de Futebol ou Brasileirão foi criado apenas em 1971 pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF para ser o principal torneio de futebol no âmbito nacional. No início houveram dificuldades para fazer contagem de pontos e incluir equipes de menor participação, mas desde a edição de 2003, em que o sistema foi modificado para a contagem de pontos corridos, a competição é disputada em dois turnos, sendo o time que somar o maior número de pontos o campeão. O torneio cede vaga para as competições internacionais, Libertadores e Sul-Americana, além de rebaixar clubes para a Segunda Divisão.

O primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol teve inicio em 7 de agosto de 1971 e terminou em 19 de dezembro do mesmo ano. Neste campeonato o Campeão foi o Atlético Mineiro, conhecido popularmente como “Galo”.

Em nosso site temos informações sobre os ídolos do futebol brasileiro. Vale a pena conferir e achar o seu ídolo!

Você conhece o hino de seu time? Se não conhece poderá conhecer agora

Como o futebol é um dos esportes mais importantes de nosso país, o estímulo á prática desse esporte é cada vez maior e com isso muitos craques vão surgindo a cada geração. O estilo e a habilidade de nossos jogadores fez com que o interesse internacional por eles ficasse cada vez mais evidente, assim, desde o início do século XXI, o Brasil tornou-se o maior exportador mundial de jogadores. A Europa é a maior importadora de atletas brasileiros: dos 1.176 que saíram do Brasil em 2008, 762 tiveram como destino a região. Em segundo lugar vem a Ásia, com 222 jogadores.

Torcidas e torcedores

As pesquisas apontam que o clube com maior torcida é o Flamengo, com cerca de 33 milhões de adeptos. Em seguida vem o Corinthians com  segundo maior contigente de torcedores, 25 milhões aproximadamente. No terceiro lugar está o São Paulo, com cerca de 17 milhões de torcedores, sendo a torcida que mais cresce no país nas últimas 2 décadas.

Sobre a frequência de torcedores aos estádios, foram registrados mais de 260 públicos acima de 100.000 pessoas em estádios brasileiros, com os clubes cariocas liderando esta estatística, tendo havido cerca de duzentos jogos no Estádio do Maracanã acima deste patamar, seguidos dos clubes paulistas, com mais de quarenta jogos, estes realizados no Estádio do Morumbi.

As torcidas geralmente se organizam e vão até os estádios para dar força ao time, com camisetas do time, músicas e expressões que levantam o moral do time, mas infelizmente nem todos tem um procedimento pacífico, praticando atos de violência, dentro e fora dos estádios, chegando até mesmo a provocar mortes. Infelizmente estes atos violentos têm afastado torcedores das partidas e também gerado preocupação por parte do poder público, que já aplicou punições que incluem a não participação de determinada torcida em alguns jogos.

Outros tipos de futebol

Além do futebol de campo, existe também o futebol de areia , que é muito praticado em nosso país e foi considerado como esporte desde 1992, mas já é praticada há muitas décadas como variante de lazer do futebol. Veja aqui as regras do futebol de areia.

Outra variante é o futebol de salão - futesal , adaptado para prática em uma quadra esportiva menor e por isso tem apenas cinco jogadores. Veja aqui as regras do futebol de salão.

Existe um tipo de futebol que agrada a todos, pode ser praticado mesmo em tempos chuvosos e até dentro de casa! É o futebol de botão que tem vários adeptos em todas as partes do mundo. É um jogo que simula o de futebol, praticado com botões apropriados, que representam os jogadores e são movidos com o auxílio de uma palheta. Inicialmente era praticado só como passatempo, mas também já se tornou esporte oficialmente reconhecido sendo, nesta última condição, denominado “Futebol de Mesa”. Conheça a história do futebol de botão

Curiosidades

O Dia Nacional do Futebol é 19 de julho porque o Sport Club Internacional, que é o primeiro clube a surgir no país, foi inaugurado nesta data, em 1899