Histórias em Quadrinhos

Histórias em QuadrinhosSuper-heróis, personagens interessantes e muitas aventuras… Esse é o mundo das histórias em quadrinhos que vamos conhecer a partir de agora!

O formato das histórias em quadrinhos tem uma combinação de textos e imagens que atendem a todos os gostos e idades. Primeiramente circulando em jornais e revistas, os quadrinhos criaram uma linguagem própria, com imagens inovadoras e textos curtos expresso na forma de
“balões” de diálogos.

Um pouco de história…

Se formos pensar na origem dos quadrinhos, desde a pré-história, o homem já tentava expressar seu cotidiano através de desenhos gravados em sequencia nas cavernas. Essa forma de linguagem aparece também nas civilizações mais antigas.

Mas no mundo moderno, a primeira história em quadrinhos foi criada em 1895, pelo artista norte-americano Richard Outcault e seu primeiro personagem foi Yellow Kid ou ‘Menino Amarelo’, em português. Yellow Kid era um menino que vivia nos becos e ruas da cidade.

No Brasil o precursor das histórias em quadrinhos Angelo Agostini, inicialmente com tiras curtas em jornais e em 1869 a ideia começou a fazer sucesso, aparecendo histórias completas. O objetivo de Agostini em suas histórias era fazer críticas sociais e políticas. Seus personagens mais famosos eram Zé Caipora e Nhô-Quin. Em 1905, surgia a revista “O Tico Tico”, considerada a primeira revista em quadrinhos do Brasil.

Atualmente muitos personagens das histórias em quadrinhos saíram do anonimato e chegaram até a televisão, como personagens principais. É o caso de homem-aranha,

Personagens que fizeram e fazem história

Há personagens dos quadrinhos que fazem sucesso até hoje, mesmo tendo muitos e muitos anos de vida… Confira aqui se você conhece os principais:

Asterix e o seu  fiel amigo Obelix são Gauleses  e tem a missão de resistir à dominação romana .Eles  conseguem tal feito bebendo poderosa porção preparada pelo druida Paronamix , que  lhes  dá força sobre – humana!

A Liga da Justiça é uma série de histórias em quadrinhos que reúne os mais poderosos super-heróis já conhecidos, entre eles estão nada menos que Super-homem , Batman , Aquaman , Mulher Maravilha , Lanterna Verde e Flash. Eles estão prontos para entrar em ação em qualquer momento e salvar o mundo dos grandes vilões… Que a força esteja com eles!!!

Por falar em força, não podemos esquecer os poderosos mutantes das histórias do X-men , que, unidos pelo sábio Professor Charles Xavier , conseguem controlar seus poderes e agir somente quando há perigo. O Fera , Homem de Gelo , Ciclope , Wolverine e Tempestade estão entre os mais famosos.

Entre os personagens das revistas da Disney , o mais famoso é o Mickey Mouse , ratinho esperto que passa por muitas aventuras, mas não podemos esquecer do Pato Donald , Tio Patinhas e outros que, por serem tão importantes ganharam revistas individuais e com muitas aventuras.

As histórias de Peanuts agradam pessoas de todas as idades, principalmente pelo cãozinho Snoop que está sempre aprontando. Seu dono é Charlie Brown , eternamente apaixonado por uma linda garotinha ruiva, que não dá bola para ele. Essa é a tira de história em quadrinhos mais publicada, pois já saiu em mais de dois mil e seiscentos jornais do mundo todo.

Aqui no Brasil, as histórias mais querida e lida por todos é a Turma da Mônica. A personagem principal é a Mônica , garota esperta que não tem muito tamanho, mas tem opinião e não deixa ninguém contrariá-la. Sua amiga inseparável é a Magali que adora comer, principalmente melancia. Quanto aos garotos, Cebolinha e Cascão , não tem muito sossego e estão sempre aprontando com a Mônica.

É claro que há muitos outros personagens muito queridos do público infantil e para você conhecer mais visite o site Histórias em Quadrinhos no Mundo.

Sobre os quadrinhos no Brasil, há um site muito interessante Histórias em Quadrinhos no Brasil,

Curiosidade

Existe um Museu de Histórias em Quadrinhos que fica na cidade de Angoulême, no sudoeste da França, local em que são realizados festivais sobre o assunto desde 1974.

O acervo conta com 8 mil desenhos originais. Dentre os artigos expostos, estão também vídeos, documentos e vários objetos que compõem o imaginário das HQs.

 

Quatro seções dividem o museu, sendo que somente a primeira é fixa, dedicada à história das HQs. Há também uma biblioteca que faz parte do museu, e conta com 115 mil revistas e 43 mil livros.
fonte: Guia dos Curiosos