Hortinha

Hortinha

Cada vez mais as pessoas estão percebendo a importância de ter uma alimentação saudável e a boa notícia é que podemos cultivar esses alimentos dentro de casa!

É isso mesmo… É muito fácil cultivarmos uma hortinha dentro de casa e comer alimentos saudáveis todos os dias.

Tudo começa com a escolha do local adequado. Se você mora em uma casa com jardim, pode plantar em um espaço pequeno no próprio jardim, separado das outras plantas, mas se você mora em uma casa sem jardim ou em apartamento, pode plantar até mesmo em vasos.

O que plantar???

Como é bom uma alface fresquinha para fazer salada! Humm, que delícia! Existem vários tipos de alface: lisa, roxa, mimosa, américa. Veja as características para cultivo desta folha.

O brócolis é rico em ferro, além de outros nutrientes. Existem dois tipos: o de rama mais comum no Brasil e o brócolis-de-cabeça, mais conhecico como japonês, apesar de ter origem europeia! Veja como cultivar o brócolis

Cenoura e beterraba são tubérculos, ou seja, são raízes e também podem fazer parte de sua horta caseira. A cenoura faz muito bem para os dentes e para pele. A beterraba tem também muitos nutrientes e fica ótima na salada. Veja as informações sobre o cultivo da cenoura e da beterraba.

Já o tomate vai bem em saladas e em pratos quentes, portanto não pode faltar na cozinha! Parece estranho, mas o tomate é um fruto e nasce em arbustos. Saiba como plantar tomates pesquisando aqui.

A abóbora é uma planta rasteira e, como existem muitas variedades, as menores são adequadas para a horta caseira. Existem também espécies gigantes, como a que você pode ver aqui.

Temperos como salsinha e manjericão não podem faltar em uma horta caseira, pois ajudam a temperar os pratos e são super fáceis de cultivar.

A salsinha dá um gostinho especial em qualquer comida e é muito fácil de ser cultivada em vasos! Pode conferir por aqui.

Para ter mais dicas para sua horta, pesquise em nosso especial sobre legumes e verdura.

A horta da Tina

A Tina tem uma hortinha em casa e adora acompanhar o crescimento das plantinhas já que ela mesma plantou a semente. Fica toda orgulhosa quando estão grandes.

Para não confundir nenhuma verdura e legume, a Tina colocou algumas plaquinhas para identificar cada um: alface, cenoura, agrião, brócolis e também alguns temperos: salsinha e hortelã. E mais, para alegrar a horta, ela fez também um espantalho bem simpático usando cabo de vassoura!

Outro dia ela contou sobre sua horta para professora e deu a ideia de fazer uma horta na escola. A professora adorou e já começou a planejar com a turma como será a horta e quais verduras e legumes irão plantar.

E você? O que acha de fazer uma horta igual a da Tina?

Curiosidade

Cuidar de uma horta é igual a cuidar de um bichinho de estimação: tem que ter cuidado e carinho com ela. É importante molhar sua horta pelo menos duas vezes por dia no verão e uma vez por dia no inverno, mas a terra não pode ficar encharcada, portanto tem que ter uma forma de escoamento de água;

Outro detalhe é que a terra tem que ter nutrientes, portanto você pode usar adubos orgânicos ou mesmo restos de frutas que, em contato com a terra entram em decomposição e liberam seus nutrientes.