Jogos de Tabuleiro

Jogos de TabuleiroA origem dos jogos de tabuleiro é incerta, pois pesquisadores já encontraram sinais desse tipo de jogo entre os egípcios, gregos e romanos, mas uma coisa todos tem certeza: até hoje eles são muito populares, são usados como divertimento e também como forma de aprender, por isso vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles…

O xadrez é o mais clássico entre os jogos de tabuleiro. O objetivo deste jogo é dar xeque-mate ao rei do adversário. Cada jogador começa a partida com 16 peças que são posicionadas inicialmente em todas as casas, pretas e brancas, tanto na diagonal como na vertical, imediatamente diante dos jogadores.

  regras para o jogo de xadrez

Cada peça tem um jeito diferente de andar: o rei move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance; a rainha é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo , ou seja, pode mover-se na horizontal, vertical e diagonal; o bispo move-se pela diagonal, o cavalo   movimenta-se em “L” no tabuleiro; a torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo e por último o peão , que movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal.

Dizem que o jogo de damas é a mãe do jogo de xadrez. Conhecido desde o início da Idade Média com o nome de  Fierges tornando-se popular em toda a Europa, mas há relatos de achados arqueológicos, remetendo o jogo de damas ao Egito antigo. As regras desse jogo são bem simples: as peças têm que se mover na direção do adversário e comer suas peças. Consegue-se formar a “dama”, quando uma peça chega até o lado oposto do tabuleiro, sendo então “coroada”, isto é, coloca-se outra peça sobre ela e passa a mover-se tanto para trás como para frente, o que não ocorre com a pedra comum, que só pode se movimentar para frente, uma casa por vez, portanto a dama tem mais agilidade para comer as peças do adversário.

regras para o jogo de damas

Um jogo de tabuleiro que também exercita muito o raciocínio lógico e a estratégia é o gamão. Como os outros jogos de tabuleiro, tem uma origem muito antiga, provavelmente na civilização egípcia, mas versão mais próxima da atual foi encontrada na Europa. Em muito pouco tempo este jogo se tornou um dos mais populares juntamente com o xadrez e o jogo de cartas. Para jogar é preciso dois jogadores, que realizam um caminho unidimensional em que os adversários movem suas peças em sentidos contrários à medida que jogam dados e estes determinam quantas “casas” serão avançadas. Ganha a partida quem conseguir retirar todas as peças primeiro.

Ludo   é o nome de um jogo de tabuleiro cuja origem provavelmente é indiana, pois o tabuleiro original é da Índia e naquele país recebe o nome de Pachisi. O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes dos adversários. São usados dados para saber quantas casas andar a cada jogada.

Curiosidade

O jogo WAR, jogo de estratégia muito popular atualmente, foi criado em 1972, por quatro estudantes da Escola Politécnica de São Paulo. É considerado o primeiro jogo de estratégia brasileiro.  Em pouco tempo, se tornou sucesso de vendas na cidade. No mesmo ano, eles fundaram a fabricante de jogos de tabuleiro Grow, que inicialmente investia no mercado de jogos para adultos, ainda pouco explorado no país.

A empresa funcionava numa garagem no bairro da Mooca e os jogos, produzidos em pequenas quantidades, eram montados manualmente pelos quatro sócios. Eles mesmos batiam nas portas das lojas de brinquedos para vender os produtos. Hoje, a fábrica fica em São Bernardo do Campo e produz cerca de 300 brinquedos diferentes, para crianças e adultos.

(fonte: Guia dos Curiosos)