Geometria

Geometria

Ao nosso redor existem muitas formas diferentes. Quer conferir? Então, responda: qual é a forma da mesa de refeições da sua casa? E do espelho do quarto? E a forma da televisão, qual é? Pois é, estamos cercados de círculos, quadrados, retângulos, triângulos etc.

Justamente por isso há uma parte da matemática que estuda o espaço e as formas que podem ocupá-lo: essa área de estudo é a geometria!

Voltando no tempo A geometria surgiu desde a civilização egípcia e babilônica como forma de resolver problemas do cotidiano, como por exemplo, para medir terras, construir casas e até mesmo entender o movimento dos astros.

Mas foi na Grécia antiga que surgiram os grandes matemáticos que se dedicaram a esse estudo. Pitágoras, Platão, Tales de Mileto, estão entre os principais matemáticos daquela época que desenvolveram teorias relacionadas à geometria.

Apesar de toda a evolução da humanidade, quando o assunto é geometria a base de qualquer estudo ou solução de problemas do cotidiano ainda está no que foi traçado por esses matemáticos antigos!

Identificando formas geométricas

Com tantas formas, como identificar cada uma delas? É muito fácil! Basta perceber o seu contorno: passando a mão em uma bola, você percebe o contorno arredondado. Assim, este é o círculo.

Agora, passe o dedo ao redor de seu livro escolar… Ele tem quatro lados , mas eles não são iguais, dois lados são menores e os outros dois são maiores , por isso, essa forma se chama retângulo.

Já o quadrado, tem quatro lados iguaizinhos e você pode encontrar essa forma no dado do seu jogo.

O contorno de uma montanha ou morro, por exemplo, tem três lados, que podem ser iguais ou não. Então, essa forma é um triângulo.

Agora, dê uma volta em sua casa ou no pátio da sua escola para ver onde vai encontrar essas formas. E, não se esqueça de contar quantas vezes cada uma aparece. Pode ter certeza que vai encontrar várias!

Existem também outros tipos de formas: o pentágono, com cinco lados; o hexágono, com seis lados; a elipse , com aspecto oval, entre muitas outras como o losango! Aliás, o termo certo é LOSANGO e não LOSÂNGULO, hein… Não confunda!Ele também tem quatro lados iguais e você pode encontrar essa forma na pipa e na pedra do diamante.

Nós também preparamos um jogo bem legal para você brincar e reconhecer as formas geométricas… Para jogar é só clicar aqui.

Temos também vários passatempos divertidos sobre formas geométricas, veja só.

Curiosidade

O círculo e o amor…

Por volta de 2800 a.C., os egípcios usavam um anel para simbolizar o casamento. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, por isso simbolizava a eternidade para a qual o casamento era destinado.

(fonte: Guia dos Curiosos)

Dicas para o Professor É bem interessante trabalhar as formas geométricas com os alunos, porque eles podem encontrá-las em toda parte. Assim vale a pena fazer um passeio pela escola solicitando que identifiquem as várias formas que encontram enquanto caminham.

Além do conceito de formas, você pode inserir outros conceitos, como por exemplo, seriação e classificação. Os blocos lógicos ajudam muito nos dois aspectos, à medida que você solicita que organizem as peças em grupos. Com esse material também podem ser construídas sequências lógicas para os alunos completarem.

Deixar preparadas figuras em EVA de diferentes tamanhos ajudará na compreensão de sequências em ordem crescente e decrescente. Sobre esse tema também preparamos várias atividades para você usar com os alunos. Aproveite!