Medicina Veterinária

Medicina VeterináriaNossos bichinhos de estimação precisam de cuidados para saúde tanto quanto nós, por isso existe uma especialidade da medicina que cuida somente deles. Essa especialidade é a medicina veterinária e o profissional responsável é o médico veterinário.  

O médico veterinário dedica-se à prevenção, controle e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais. Além disso, controla também a qualidade dos produtos de origem animal para o consumo humano, como carnes, queijos, manteiga, etc.

Conheça a história

Os primeiros registros da prática veterinária datam de 2.000 a.C., na Babilônia e no Egito. Na era moderna teve a sua origem em 1762 quando Claude Bourgelat criou, em Lyon, na França, a primeira Escola de Veterinária.

No Brasil, a criação de locais para o estudo da veterinária é mérito do Imperador Dom Pedro II, mas a profissão foi reconhecida somente na Era Republicana, mais especificamente pelo Decreto 8.319 de 20 de outubro de 1910, assinado pelo Presidente Nilo Peçanha. As primeiras instituições dessa época foram a Escola de Veterinária do Exército e a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, ambas no Rio de Janeiro.

Em 1920 fundava-se a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária - SBMV. O primeiro diploma legal a regulamentar a Medicina Veterinária veio com o Decreto 23.133 de 9 de setembro de 1933. Essa data foi escolhida posteriormente como o dia do Médico Veterinário.

Em 23 de outubro de 1968, houve a aprovação da Lei 5.517, que estabeleceu a segunda regulamentação e criou o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.

Dentro da Medicina Veterinária existe a especialidade em animais de grande porte, como cavalos e vacas e de pequeno porte, como os cães e gatos, ou animalzinhos de estimação.

  E a zootecnia? É o mesmo que medicina veterinária?

Não é a mesma coisa. O zootecnista tem um trabalho mais focado com os animais na área de nutrição e alimentação, melhoramento genético e administração, buscando maior produtividade e rentabilidade na criação de animais.

Na formação acadêmica há muitas disciplinas em comum para os dois cursos e até na prática profissional os dois trabalham juntos, mas cada um dentro de sua especialidade.

O tempo de formação para as duas profissões é de cinco anos.

Pet shop e os veterinários

Os pet shop ou loja de animais são estabelecimentos comerciais especializados em vender filhotes de animais, alimentos e acessórios, além de oferecer serviços de embelezamento como banho, tosa e perfumaria. Esses serviços não exigem a presença de um veterinário, segundo a legislação, mas para consultar seu bichinho de estimação, tem que ser com um veterinário, não se esqueça!

Curiosidade

Você sabia que os cachorros enxergam o mundo de uma maneira bem diferente? Bom, é que eles não conseguem distinguir as cores como nósconseguimos. Por exemplo eles não conseguem encontrar diferença entre a cor verde e a cor vermelha. Alguns homens também não conseguem distinguir essas cores, essa doença é chamada de daltonismo.