Monstros Famosos

Monstros Famosos

São sempre assustadores, mas ao mesmo tempo corremos para o cinema ou televisão para ver suas histórias! Os monstros são criaturas que vivem no imaginário das pessoas e por mais antigos que sejam, chamam a atenção. Marcaram muitas gerações… Por isso é interessante conhecê-los…

Vamos começar com a Bela e a Fera… É uma história romântica entre duas pessoas muito diferentes, mas que venceram todos os obstáculos para ficar juntas. Elas se uniram por circunstâncias do destino e inicialmente a Bela, que é uma princesa realmente muito bela e bondosa, ficou muito assustada em ter contato com uma criatura tão estranha. Aos poucos foram se conhecendo e construindo um amor verdadeiro. Nessa história, o ditado que diz “as aparências enganam” está corretíssimo!!!

O ogro é um monstro de origem desconhecida, com características meio humanas e meio de monstro. Apesar de sua origem pouco conhecida, é representado por personagens importantes, com o formidável Shrek! Quem pode imaginar que um monstro enorme, todo desajeitado e ainda por cima mal educado pode ser tão bondoso?! Mas, na verdade Shrek é um dos poucos ogros com características boas, pois eles aparecem em outras histórias em que o ideal é fugir deles… É o caso do ogro que aparece na história “João e o Pé de Feijão” , “O Gato de Botas” e “As Crônicas de Nárnia!

Você já ouviu falar no mostro do Lago Ness??? Pois é, até hoje sua história suscita dúvidas… O Lago Ness fica na Escócia e há relatos de que nesse lago há uma criatura semelhante a um dinossauro enorme que emerge das profundezas para, é óbvio, assustar as pessoa, além de torná-las seu prato principal. Até hoje essa história nunca foi comprovada e em 2003 o governo da Escócia declarou que esse monstro não existe, que parte somente da imaginação das pessoas.

O abominável homem das neves é uma criatura que vive no Himalaia e, segundo a lenda, se originou do casamento entre o rei macaco e uma ogre… Já imaginou o que poderia resultar? Em outros países, criaturas com descrições parecidas também são relatadas, como o pé grande , nos Estados Unidos, mas, como sempre, ninguém nunca apresentou provas que comprovassem sua existência.

O corcunda de Notre-Dame tem origem na história escrita por Vitor Hugo, em 1831, que conta a história de um homem que, por se coxo e ter deformações no rosto e corpo, acaba se isolando na torre da Catedral de Notre-Dame. Este personagem não é simplesmente fruto da imaginação como as demais descritas, mas, na época, muitas pessoas deficientes passavam por situações de discriminação parecidas e até piores. Por isso, apesar de não se saber ao certo esse personagem específico realmente existiu, ele pode representar a história de muitas pessoas daquela época.

Outros personagens chamam a atenção por suas aparências monstruosas e aparecem em várias versões de filmes e desenhos. Uma delas é a figura do zumbi, representada por uma criatura humana, mas sem consciência. São os chamados mortos-vivos. Nessas histórias, esses seres voltam à vida por experiências científicas ou por fatores sobrenaturais.

Também há as múmias , que são pessoas cujos corpos foram conservados por substâncias químicas após a morte. O processo de mumificação realmente existe, mas o que faz os filmes com múmias ficarem emocionantes é justamente o que é relatado na história sobre os antigos egípcios que acreditavam que saqueadores de pirâmides ou qualquer um que violasse o “descanso dos mortos” seriam amaldiçoados. Dá para criar várias histórias em cima dessa ideia, não é verdade?

Finalmente, não podemos esquecer o famoso Frankenstein , cuja história original, criada em 1818, relata a história do estudante de Ciências Naturais, Vitor Frankenstein, que constrói um mostro que leva seu nome. Com o passar do tempo, ele perde o controle sobre seu invento e coisas perigosas acontecem…

Muitas histórias, muita ficção e aventuras imaginárias com monstros tornam-se sempre um excelente passatempo nas horas de folga!

Pensa que paramos por aqui? Veja outros monstros em nosso site:

Bruxa e Vampiros

Monstros do folclore brasileiro

Boitatá

Cuca

Mula Sem Cabeça

 

Curiosidades

O personagem Shrek foi inspirado em um homem real, nascido na França, em 1903. Chamava Maurice Tillet, era muito inteligente, aprendeu a falar 14 idiomas, mas sofria de uma doença rara chamada acromegalia, que faz com que os ossos cresçam sem controle, fazendo com que o corpo fique deformado. Apesar disso, Tillet conseguiu viver uma vida relativamente normal, atuou como lutador nos Estados Unidos e sobreviveu até 55 anos, falecendo de ataque cardíaco.