Natal - Fábrica de Brinquedos

Árvore de Natal

Um dos personagens mais encantadores do Natal é sem dúvida o Papai Noel. Diz a lenda que ele vive no Polo Norte e tem uma fábrica de brinquedos, onde trabalham seus ajudantes, os duendes. Na noite de Natal, ele pega seu trenó, puxado por renas voadoras, enche seu saco vermelho de presentes e sai para presentear todas as crianças que se comportaram bem durante o ano.

Segundo historiadores, a figura do bom velhinho de barbas brancas foi inspirada no bispo Nicolau, que tinha exatamente o mesmo aspecto. Nicolau nasceu na Turquia em 280 d.C. e era um homem muito bondoso, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Além disso, é atribuído a ele vários milagres e por isso foi transformado em santo - São Nicolau - pela Igreja Católica. Sua imagem associada ao Natal apareceu pela primeira vez na Alemanha, através do desenhista Thomas Nast e em pouco tempo espalhou-se pelo mundo. Seu primeiro desenho retratava o Papai Noel mais parecido com um gnomo da floresta, mas com o passar do tempo ele mesmo aperfeiçoou seu desenho, deixando-o mais parecido com o que conhecemos atualmente: uma grande barriga, boa estatura e abundante barba branca.

A cor da roupa e gorro do Papai Noel teve seu visual moderno, vermelho e branco a partir de 1931, quando a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária usando um Papai Noel vestido dessa forma.

Conta a lenda que o Papai Noel vive em um lugar muito frio e com neve constante. Mora com sua esposa, a Mamãe Noel, muitos elfos mágicos e oito ou nove renas voadoras.

É claro que as renas do Papai Noel são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando o Papai Noel a ser bem rápido para entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal!

A lenda do Papai Noel foi reforçada por Clemente Clark Moore, professor de literatura grega que viveu em Nova York que escreveu um poema intitulado “Uma visita de São Nicolau”, escrito em 1822 para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas voadoras e entrava pela chaminé das casas para deixar os presentes.

Cartinhas para o Papai Noel

As cartas para o Papai Noel tem origem na crença religiosa antiga de enviar cartas para santos, assim, desde o Sec. XIX surgiu no mundo a tradição de enviar cartas ao Papai Noel pedindo presentes. Mas existe uma condição para que ele retribua: as crianças devem ser bem comportadas durante todo o ano para receberem o presente.

No Brasil, os correios oficialmente recebem cartas endereçadas ao Papai Noel desde 2001. As cartas são enviadas a empresários e pessoas dispostas a oferecer esses presentes. Em 2008 a respostas a estas cartas correspondeu a aproximadamente metade das cartas recebidas, selecionadas de acordo com o contexto ou com o valor financeiro do presente.

Curiosidade

Como o Papai Noel é chamado em outros países:

Alemanha - “Weihnachtsmann” - “Homem do Natal”

Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai - Papá Noel

Chile - Viejito Pascuero

Dinamarca – Julemanden

França - Père Noël

Itália - Babbo Natale

Estados Unidos e México - Santa Claus

Holanda - Kerstman: “Homem do Natal

Portugal - Pai Natal

Inglaterra - Father Christmas