Natal - Tradições no Mundo

Árvore de Natal

O Natal é comemorado em várias partes do mundo, mas de maneiras diferentes que dependem da cultura e das tradições de cada país. Para conhecer um pouco dessa diversidade, vamos dar a volta pelos cinco continentes e descobrir como essa data é festejada...

Começando pela América do Norte, nos Estados Unidos o Natal é uma das festas mais importantes do ano. Desde novembro as ruas, praças e casas já começam a ficar enfeitadas e as rádios praticamente só tocam músicas natalinas. Muitas pessoas viajam para passar o dia com seus familiares e amigos, que muitas vezes só conseguem se encontrar nessa época do ano.
No México – América Central há as tradicionais “posadas”, festas tradicionais que contam a história de Maria e José, durante nove dias, de 16 a 24 de dezembro. Faz parte dessa festa a Piñata, que é uma brincadeira em que um pote de barro cheio de doces e frutas que é suspenso por uma corda e as crianças tentam quebra-la de olhos vendados com um pedaço de pau, quando conseguem, todos se atiram para recolher as guloseimas.
No Uruguai - América do Sul é tradição que as famílias se reúnam na casa dos avós. A mesa é grande e organizada desde cedo para que, antes da ceia se faça a famosa “picadita” que consiste em preparar aperitivos com frios, queijos, whisky, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão para serem degustados aos poucos e é o momento em que começa a confraternização familiar.
Passando para o outro lado do Atlântico, chegamos à Europa, com países que mantém muitas tradições interessantes... Na Itália as ruas ficam enfeitadas desde o começo de dezembro e isso cria um clima ideal para que se organizem espetáculos musicais em pontos específicos nas cidades. É claro que famoso panetone não pode faltar na ceia de Natal, pois este é o seu país de origem, mas por ser tão gostoso ganhou espaço nas mesas do mundo todo!

Já na Suécia o Natal é bem característico por ser um país situado no extremo norte da Europa e ter um frio intenso nessa época do ano, por isso coberto de neve. O trenó faz parte das decorações e os bonecos de neve estão sempre presentes.  A festa de Santa Luzia também é marcante por lá, que é comemorada no dia 13 de dezembro e celebra o dia da santa católica, considerada rainha Luz.  A filha mais velha da casa veste-se de branco, coloca uma coroa de velas na cabeça e acorda os pais cantando uma canção tradicional em homenagem à santa.

Em Portugal, país com forte tradição religiosa, o Natal é uma festa muito importante. As famílias se reúnem no dia 24 para a “consoada”, que é uma ceia especial servida depois da Missa do Galo. Nesta ceia não pode faltar um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, para simbolizar a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal. No entanto, são também são populares os doces e sobremesas acompanhadas por vinho verde ou tinto, dependendo da tradição de cada região.
Na África do Sul - continente Africano é verão na época de Natal, as escolas estão fechadas e o clima é ideal para passear, mas em todas as cidades há corais que fazem apresentações na véspera do Natal, à luz de velas, formando um espetáculo inesquecível. Muitos sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas.
Na Índia - continente Asiático atualmente há aspectos tradicionais do Natal, mas não deixam de imprimir sua cultura usando elementos significativos de sua cultura como decoração, como por exemplo, elefantes, guarda-chuvas e música tradicional nas festas e comemorações dessa época do ano.
Na Austrália - Oceania, também é verão nessa época do ano e é muito comum as famílias curtirem o dia de Natal nas praias, fazendo piqueniques, jogos divertidos, praticando natação, etc. Em muitas praias Papai Noel chega em uma prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas. Na cidade de Melbourne as pessoas costumam se reunir na véspera do Natal nas praças para cantar suas canções favoritas e a noite fica iluminada por inúmeras velas.

Dicas de Atividades

Natal é sempre época de confraternização, alegria e desejos de paz. Aproveitando esse espírito de festa e união, estimule seus alunos a pesquisar sobre como é o Natal em várias partes do mundo. Clique aqui para ver uma referência super legal!

Para trabalhar com os alunos menores, você pode usar os dedoches natalinos e montar uma encenação com seus alunos. Clique aqui para os modelos dos dedoches e boa diversão!

Outra opção é apresentar para os alunos o Jogo Monte Seu Cenário de Natal, a partir do cenário que foi montando peça para as crianças relatem uma história. Clique aqui para acessar o Jogo.

Preparamos também uma linda historinha de Natal com a Turma Smartkids.

Peça para algum aluno ler em voz alta a história, depois da leitura, peça para os alunos fazerem uma encenação. Clique aqui para a historinha de Natal.

Você pode também deixar a festa mais enfeitada junto com seus alunos utilizando as sugestões de nosso site, veja só:

Para a árvore de Natal, temos duas opções: árvore feita de cartolina ou uma árvore feita com copinhos plástico para café, já usados, que além de ficar muito bonita é ecologicamente correta! Nos Passatempos de Natal você também poderá montar com as crianças lembranças de Natal, como o “Sininho de Belém”.

Para a confraternização de final de ano, estimule seus alunos a trocar cartões de Natal, enviando mensagens para os colegas.

Utilize as sugestões de nosso site na sessão Para Colorir – Natal. Nesta sessão você encontra também os símbolos do Natal e uma forma interessante de trabalhar o significado desses símbolos é pedir que os alunos escolham um deles, pintem e pesquisem sobre o seu significado, explicando depois aos colegas.

** Feliz Natal para todos!**