Piratas

Piratas

Piratas da perna de pau

Hoje em dia grande parte das pessoas tem uma visão romântica dos Piratas. Não é a toa que a fantasia de Pirata é uma das mais populares em festas a fantasia e bailes de carnaval.  Veja só o sucesso recente do filme Piratas do Caribe!

Mas falando sério agora, os Piratas eram na verdade bandidos do mar! Saqueavam navios em busca de riqueza, como o ouro e a prata. Durante o século XVII e XVIII quando era intenso o tráfego de navios entre o novo mundo - as Américas - e a Europa,  havia muita pirataria. Este período ficou até conhecido como “época de ouro”.  Muitos metais e pedras preciosas extraídos das colônias americanas, como por exemplo o Brasil, eram enviados para a Europa.

Os piratas aproveitavam essas remessas de riqueza e roubavam a valer, causando terror entre os capitães da época.

Muitos piratas ficaram famosos como o Barba Negra - 1680 - 1718 - . Depois de alguns anos pirateando pela costa americana, estabeleceu uma base em uma enseada na Carolina do Norte, e só entrava mercadorias por ali quem pagasse o pedágio imposto por ele.   Diziam também, que era muito violento e que durante as batalhas colocava uma lamparina na barba para parecer que estava em chamas. Já viu tamanha maluquice!

Vale à pena falar também de John Rackham, conhecido também como Calico Jack. Foi um capitão pirata inglês durante o século XVIII. Depois de alguns anos nessa vida de pirata, acabou se desentendendo com seu chefe e resolveu aceitar o perdão real, recolhendo-se nas Bahamas. Mas é aí que começa a confusão, lá acabou se apaixonando por uma mulher casada. Acabaram fugindo juntos, e foi assim que Calico voltou à pirataria agora acompanhado da mulher Anne Bonny. Ela se vestiu com roupas de masculinas para ser aceita pela tripulação, mas mostrou-se tão habilidosa que logo estava integrada. O curioso foi que em uma captura Anne descobriu uma mulher também trajada como homem no meio dos piratas, era Mary Read!  A duas ficara muitos amigas.

Tem tanta história de pirata que vale fazer uma pesquisa e depois apresentá-la aos seus amigos!

O que é Pirataria hoje?

Agora vamos falar do significado da expressão pirataria hoje. A pirataria se refere à cópia, venda, distribuição de livros, CDs de músicas, filmes, tênis e roupas, que não são originais. Em outras palavras, fazer cópia de músicas em CDs e vender as cópias é pirataria. Fabricar um tênis e incluir uma marca sem autorização da mesma é pirataria. A pirataria é crime e não devemos estimular adquirindo estes tipos de produtos.

Já imaginou se você escrevesse um livro maravilhoso e depois visse seu livro falsificado por aí? Ah não dá né!