Poluição da Água

Poluição da Água

A água é um componente fundamental, tanto para o meio ambiente como para os seres vivos, mas, apesar disso, a poluição está afetando muito lagos, rios, mares e oceanos, prejudicando drasticamente muitas regiões do planeta.

Os principais fatores que causam a poluição das águas são:

• Eliminação dejetos industriais: a maioria das indústrias não faz o tratamento adequado de seus dejetos, sendo lançados em rios e lagos, como são produtos químicos destroem o meio ambiente e matam muitos seres vivos, prejudicando também os seres humanos.

• Insumos agrícolas: nas atividades agrícolas são usados diversos agrotóxicos e fertilizantes, que, sem controle, contaminam os mananciais. Após a aplicação essas substâncias ficam nas plantas e no solo, também são levadas pelas águas das chuvas chegando até os rios ou córregos, uma parte dessa água é absorvida pelo solo e chega ao lençol freático e é justamente essa água que vai abastecer propriedades rurais e cidades, podendo causar vários prejuízos à saúde.

• Esgoto doméstico: esgotos domésticos muitas vezes são lançados diariamente em rios e lagos, provocando doenças e fazendo com que os mananciais fiquem sem vida e favorecem a disseminação de doenças.

• Extrativismo e transporte de petróleo: o uso metais pesados para a extração de minérios, como por exemplo mercúrio para a extração de ouro, e o petróleo extraído dos mares e lançados na água por acidente, ou negligência, têm provocado a poluição das águas com prejuízos ambientais, muitas vezes irreversíveis.

Tipos de Poluição das Águas

Existem vários tipos de poluição das águas. Essa classificação depende das origens, causas e consequências dessa poluição, como você pode ver a seguir:

Poluição biológica das águas: ocorre quando há microrganismos patogênicos, como por exemplo, bactérias, vírus, vermes e protozoários provenientes dos esgotos domésticos e industriais. Eles podem ser lançados diretamente na água ou podem infiltrar-se nos solos, atingindo águas de poços ou de nascentes. As principais consequências desse tipo de poluição são as várias doenças que podem ser transmitidas aos humanos e animais, tais como febre tifoide, cólera, salmonelose, leptospirose, hepatites, esquistossomose, amebíase e giardíase.

Poluição térmica das águas:ocorre quando são lançadas nos recursos hídricos grandes quantidades de águas aquecidas que foram usadas, por exemplo, em indústrias para aquecer caldeiras, em processos de refrigeração de refinarias, siderurgias e usinas termoelétricas. A água quente diminui a capacidade de dissolução do oxigênio na água, o que provoca a morte de muitos peixes e outros animais aquáticos.

Poluição química das águas: ocorre pela contaminação por produtos químicos nocivos. Esse tipo de poluição é uma das mais sérias porque seus efeitos demoram muito tempo para serem percebidos e demoram também para serem eliminados. Os fatores que causam esse tipo de poluição são os fertilizantes agrícolas, compostos sintéticos, como plásticos, herbicidas, inseticidas, tintas, detergentes, solventes, remédios e aditivos alimentares.

Poluição sedimentar das águas: ocorre quando há o acúmulo de partículas em suspensão, como por exemplo produtos insolúveis inorgânicos e orgânicos. Isso é resultado, por exemplo, da acumulação de lixos e detritos que possuem poluentes químicos e biológicos que impedem a entrada de luminosidade nos recursos hídricos, o que dificulta a fotossíntese realizada pelas algas e a visualização da comida pelos animais aquáticos.

Poluição radioativa das águas: ocorre pela contaminação dos resíduos radioativos lançados no ar e no solo por experiências nucleares, lixos atômicos gerados em usinas nucleares e em hospitais.

Soluções

Há soluções viáveis para o combate há poluição da água, começando pelo saneamento ambiental, ou seja, através da coleta e o tratamento de lixo e de esgoto, antes de lançá-lo nos rios e mares, diminuindo as substâncias tóxicas e patogênicas presentes na água; preservar e proteger os mananciais existentes; maior controle da emissão de poluentes pelas indústrias e também controle no que se refere à extração de minérios.

Curiosidade

Os três rios mais poluídos do Brasil são:

Rio Tietê:a nascente é limpa, porém o rio vai ficando cada vez mais poluído no decorrer do percurso até atingir a região da cidade de São Paulo, onde se torna extremamente poluído. Lixo, esgotos e resíduos industriais são as principais fontes poluidoras.

Rio Iguaçu: maior rio do Paraná, possuí elevado índice de poluição. A falta de investimentos em saneamento básico e a grande urbanização desordenada em suas margens, são os principais responsáveis por esta triste situação.

Rio Ipojuca: importante rio de Pernambuco, o Ipojuca recebe, em grande parte do seu curso, muito lixo e esgoto.

Dicas para o Professor

Organize uma pesquisa sobre a poluição das águas na sua cidade para posterior apresentação dos alunos. Isso dará uma visão do problema da poluição. Em seguida poderá ser feito um debate a respeito.

Em nosso site você encontrará mais atividades sobre o tema.

Bom trabalho!