Safari na África

Safari na África

Para quem gosta de aventura, de ter contato bem de perto com animais selvagens e lindas paisagens a África é o local ideal.

Neste especial vamos fazer uma viagem por esse continente com natureza exuberante e muitos parques e hotéis especializados para quem quer fazer um safari.

Para começar vamos descrever o ambiente: o bioma predominante na África é a savana , que tem como característica principal o clima extremamente seco, podendo ficar até dez meses sem chuva, com temperaturas elevadas e umidade relativa do ar muito baixa. Dessa forma fique esperto e leve muita água e roupas leves para aproveitar seu safari!

 Na época das chuvas, o crescimento da vegetação é acelerado, crescem árvores de até 4 metros e arbustos de até 1,5 metro.

Um tipo de bioma também característico de alguns locais da África é o bioma do serengueti com árvores baixas, em grande número, com muitos espinhos e de folhas reduzidas em tamanho para minimizar a perda de água nas épocas de seca. Há a predominância do cacto, da acácia, da palmeira e árvores de grande porte como o baobá, maruleira.

 Assim, podemos dizer que na África há uma região fronteiriça entre a floresta mais densa e o deserto nos trópicos, ocupando uma faixa bastante grande do continente africano.

 A fauna da savana africana é composta principalmente por mamíferos de grande porte, como o búfalo, a girafa, o rinoceronte e o elefante, mamíferos de porte médio, como a zebra, o impala e antílopes, mamíferos felinos predadores, como o leão, o leopardo e o guepardo, muitas aves, como o falcão, a águia, o abutre e o avestruz, além é claro animais de outras espécies de animais.

Agora vamos ao Safari!

Na África existem cerca de 20 parques nacionais voltados para o turismo sustentável, portanto há a preocupação em preservar a fauna e flora. Há profissionais especializados em acompanhar grupos durante todo o safári. Na maioria destes parques são oferecidas acomodações para turistas e muitas opções de lazer e cultura, incluindo a observação de animais de grande porte como o leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo.

O Kruger Park é a maior reserva para safári da África do Sul. Este parque conta com 20 mil quilômetros quadrados de área cheia de emoções e aventuras. A chances de encontrar logo de cara alguns animais bem ferozes é grande pois o parque tem em média 1.500 leões, 150 mil impalas. Sem falar em 32 mil zebras, 10 mil elefantes e 9 mil girafas entre outros. O ideal é chegar bem cedo ao parque, já que os leões podem ser observados mais à noite, mas cegando logo cedo ainda há possibilidade.

Para quem gosta de aventuras mais radicais poderá optar por percorrer uma trilha, sem guia, alugando apenas um carro para até quatro pessoas e seguindo para leste em área protegida dos animais selvagens. O detalhe é que você terá que providenciar tudo, desde alimentação até as acomodações para passar a noite, portanto, se não tiver experiência em acampar é melhor mudar o programa!

Outra opção bem divertida é descer o Kruger numa mountain bike. O passeio leva quatro horas. Cada grupo de seis ciclistas tem a companhia de dois guias armados, para qualquer eventualidade durante a trilha de até 24 quilômetros.

O Parque Addo Elefant é bem extenso e da mesma forma, cheio de aventuras. É um santuário para inúmeras espécies de animais e plantas. Os 164 mil hectares abrigam cerca de 450 elefantes, uma das mais densas populações da espécie no mundo. No parque há, ainda, rinocerontes, leões e búfalos.

Outro parque interessante e um dos mais antigos é o Sabi Sandi. Fundado em 1943 o parque reúne espécies como elefantes, leões e rinocerontes. O safári é feito em jipes abertos, assim os animais e a paizagem podem admirados sem a limitação de vidros ou grades. Aqui há a opção de fazer safaris durante a noite também, pois há forte iluminação por holofotes.

Ainda podemos indicar o Parque Phinda que tem paisagens que variam entre savana e praias, oferecendo também a possibilidade de mergulho entre os recifes de corais.

Indicamos a seguir os sites oficiais de outros parques nacionais na África (todos em inglês):

Marakele National Park -  http://www.sanparks.org/parks/marakele/
Augrabies Falls National Park -  http://www.sanparks.org/parks/augrabies/ 
National Mountain Zebra -  http://www.sanparks.org/parks/mountain_zebra/
Golden Gate Highlands National Park -  http://www.sanparks.org/parks/golden_gate/
Vamos conhecer alguns desses animais predominantes na África, para isso consulte a ficha técnica de cada um:
- Girafa

- Elefante
- Babuíno
- Zebra

Curiosidade

A África tem 11 línguas oficiais: inglês, zulu, xhosa, suázi, ndebele, sesotho do sul, sesotho do norte, tsonga, tswana, venda e afrikaans. Portanto para seu safári prepare-se para ouvir idiomas bem diferentes!!!