Separação de Sílabas

Separação de SílabasAs sílabas são partes que formam as palavras compostas por duas ou três letras. Separar sílabas nos ajuda a compreender como as palavras são formadas, por isso é importante conhecer as regras de separação. Observe como funciona…

Para começar, é importante saber que usa-se o hífen para fazer a separação das sílabas, assim, a palavra pato, separa-se da seguinte forma pa-to.

Mas às vezes não é tão fácil assim e temos que lembrar de alguns detalhes, por exemplo, os dígrafos , que são pares de letras usadas para representar o mesmo som, não podem ser separados. Assim, as palavras que tiverem “ch”, “nh”, “lh”, “gu” e “qu” pertencem a uma única sílaba e você nem pode pensar em separá-las. Veja como fica nos exemplos: fo – lha, chu – va, i – gual, quei – jo.

Já os dígrafos formados pelas letras “rr”, “ss”, “sc”, “sç”, “xs”, e “xc” nunca podem ficar juntas. Veja nos exemplos: ter – ra, pás – sa – ro, nas – cer, ex – ce – ção, des – cer.

Os ditongos e tritongos , palavras que têm duas ou três vogais juntas, devem pertencer a uma única sílaba , portanto nunca os separe! Veja os exeplos: fei – xe, cai – xa, Pa- ra – guai.

Já com os hiatos , grupos de vogais que pertencem a sílabas diferentes, a história é outra, pois nunca podem permanecer juntos em uma única sílaba. Exemplos: ca – de – a – do, lu – a, ma – gi – a, sa – ú – de.

Os encontros consonantais que ocorrem em sílabas internas não devem ficar juntos, com exceção daqueles em que a segunda consoante é “l” ou “r”. Veja como fica: flau – ta, porque a segunda letra é representada pelo “l”. Mais alguns exemplos: ap – to, ab – dô - mem, cír – cu – lo.

Tem mais um detalhe! Não se esqueça de que alguns grupos consonantais iniciam palavras, por isso, não devem ser separados. Como é o caso de: pneu – mo – ni – a, pneu – má – ti – co, psi – có – lo – go.

Pronto, agora será fácil para você aceitar qualquer desafio quando se trata da separação de sílabas, não é mesmo?!?!?!

Curiosidade

A palavra anticonstitucionalissimamente é considerada a maior palavra da língua portuguesa que não seja um termo técnico, e significa algo que é feito de maneira anticonstitucional, ou seja, sem seguir à constituição.
Tem 29 letras e 13 sílbas.

 

Que tal separar as sílabas dessa palavra?