Substantivos

SubstantivosExiste uma palavra que utilizamos para nomear as coisas, pessoas, lugares, animais, plantas, etc. Essa palavra é o substantivo.

Eles aparecem em praticamente tudo que falamos, por exemplo:

Eu quero um sorvete. – O substantivo aqui é sorvete

Amanhã vai ter prova. –  O substantivo aqui é prova

Minha amiga vai dormir na minha casa. – Aqui temos dois substantivos: amiga e casa

Os substantivos podem ser classificados em:

- Comuns e Próprios

Os substantivos comuns são aqueles que nomeiam um grupo geral de objetos ou seres vivos, por exemplo: Aquele cão é bonito. – cão é o nome geral dessa classe de mamíferos, portanto é um substantivo comum.

Já os substantivos próprios nomeiam um objeto ou ser em específico, como  no caso: Aquele cão chama-se Totó. – portanto Totó é o nome daquele cachorro especificamente.

- Concretos ou abstratos

Os substantivos concretos são aqueles que existem por si só, sem depender de nada, como por exemplo, mesa, televisão, carro, panela.

Já os substantivos abstratos são aqueles dependem de outros seres para existirem. Indicam qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações que não são concretas, como por exemplo, amor, arrumação, saudade, adolescência, ilusão.

Nas atividades de nosso site você poderá fazer muitas atividades divertidas para treinar o uso e a classificação dos substantivos.

Curiosidade

Na Língua Portuguesa existem substantivos próprios que também são substantivos comuns. Veja se você percebe como funciona analisando as frases abaixo:

Vamos à doceria Cristal? 
O cristal da minha mãe quebrou.

Aquela menina chama-se Rosa.
Que rosa perfumada!

 

Este lugar tem uma flora diversificada.
Vamos chamar a Flora para ir conosco?