Subtração

Subtração
Subtração
**é a operação contrária à adição, ou seja, ao invés de juntar, nós
retirando elementos. O sinal usado para essa operação é - , chamado de “menos”**.

Na subtração existem sempre dois números envolvidos: o maior é chamado de minuendo , o menor é chamado de subtraendo e o resultado é chamado de resto ou diferença.

Existem algumas técnicas que ajudam a fazer contas de subtração:

Quantos faltam: essa técnica consiste em contar de um em um, a partir do menor ou subtraendo até chegar no número maior, ou seja o minuendo. Por exemplo, na conta 7 - 2 = ? podemos contar desde o 2 até chegar no 7, ou seja: 3, 4, 5, 6, 7, o resultado é 5, pois usamos cinco números para chegar do 2 ao 7.

Adição reversa: essa técnica mostra que uma conta de adição pode ser transformada em subtração, basta escrever de trás para frente. Essa técnica é útil para resolver contas do tipo ? - 2 = 7 - aqui precisamos saber qual é o número que subtraindo 2 é igual a 7. Se fizermos o contrário: 7 + 2 = 9, estaremos usando a adição, que é a operação contrária da multiplicação.

Separação dos números: separe o menor número, ou o subtraendo, em duas partes para facilitar a subtração. Por exemplo, na conta 64 - 33 =?, o número 33 pode ser separado em 30 e 3. Primeiro, complete a conta 64 - 30 = ?, que é igual a 34. Depois, subtraia 3 do restante para ter a resposta final, que é 31.

Além disso, fique sempre atento às perguntas dos problemas para entender qual operação usar. Nas contas de subtração, por exemplo, as perguntas são geralmente: Quanto falta? , Quantos restaram? , Quantos sobraram?

Agora é com você…

 Aceite esses desafios e solucione esses problemas que envolvem a subtração…

Pedro tinha 9 bolinhas de gude, mas perdeu 3. Quantas bolinhas de gude sobraram?

Número de bolinhas que tinha =        

Número de bolinhas que perdeu =     

Quantas sobraram?

Flávia tinha 12 presilhas, mas acabou perdendo 4. Quantas presilhas restaram para ela?

Número presilhas =     

Número de presilhas que perdeu =     

Quantas restaram?

No jogo de basquete, o time de João está com 14 pontos e o time de Marco com 7 pontos apenas. Quantos pontos faltam para o time de Marco empatar o jogo?

Pontos do time de João =       

Pontos do time de Marco =    

Quanto falta para empatar?

 

Pense agora em um problema de subtração, escreva e resolva!

Curiosidade

A subtração não tem propriedades, observe por que:

Fechamento: A subtração não possui a propriedade de fechamento, pois, por exemplo, o número 3 – 5 = -2 não pertence ao conjunto dos naturais.

Associatividade: A subtração não possui a propriedade de associatividade pois, por exemplo, (3-5) – 2 não é igual (5-2)-3.

Existência de Elemento Neutro: Não existe elemento neutro na subtração pois, por exemplo, 0 – 3= -3 não pertence aos naturais.

Comutatividade: Não existe comutatividade na subtração, pois, por exemplo, 5 – 3 = 2 não é igual a 3 – 5 = -2.