Super-Heróis

Super-Heróis

Eles estão sempre prontos para salvar o planeta das situações mais difíceis, enfrentam os vilões mais perigosos, algumas vezes passam por alguns apuros, é claro, mas no final acaba sempre tudo bem! São os super-heróis que já envolveram muitas gerações com suas histórias fantásticas.

Não pense que eles já apareceram direto nas telinhas e telões, não! Muito antes de ficarem famosos era só possível encontrá-los nas histórias em quadrinhos. Assim, a maioria deles foi criada por uma editora norte-americana, a DC-comics e Marvel, considerada uma das maiores companhias desse seguimento. Só depois de muitos anos chegaram ao topo da fama e partiram para o cinema e televisão.

A origem e a vida de cada super-herói são bem diferentes, mas suas histórias sempre tem relação com aspectos sociais e políticos da época em que foram criados, por isso é interessante conhecer como surgiram…

O primeiro ser criado foi o Super-homem. Surgiu em 1938 , período em que o desemprego e a fome atingiam os Estados Unidos de forma preocupante, aumentando  a violência e deixando a população cada vez mais insegura. Nesse contexto, nada melhor que um personagem que vem diretamente do extinto planeta Krypton, para dar novo ânimo e trazer perspectivas de justiça. O Super-homem, também chamado de Homem de Aço combate o crime usando seus poderes.

Em seguida, mais precisamente em 1939 , surge o Batman , com algumas características típicas, como por exemplo, é o primeiro super-herói mascarado, totalmente humano, mas que, com sua inteligência excepcional, constrói armas e outros instrumentos para combater o crime. Inicialmente matava os criminosos, mas depois esses instrumentos eram apenas utilizados para imobilizar e dar oportunidade de prendê-los, provavelmente para não incentivar crianças e adolescentes à práticas inadequadas.

Em 1941 , finalmente o poder das mulheres é lembrado e surge a primeira super-heroína: a Mulher-maravilha! Ela é criada na época em que outra crise afetou a sociedade norte-americana, ou seja, no ano em que os japoneses atacam a base naval de Pearl Harbor, fato que levou os Estados Unidos a entrar na Segunda Grande Guerra e novamente o povo precisa de ânimo e de representações de heroísmo. A Mulher-maravilha é originalmente uma princesa amazona dotada de poderes mitológicos. Possui dois braceletes que usa para desviar projéteis e raios, uma tiara que serve como bumerangue e o laço da verdade, que quando toca as pessoas, as obriga a falar a verdade.

O Homem-Aranha , aparece em 1962. Até então ele era uma pessoa normal, mas foi picado por uma aranha radioativa que lhe dá superpoderes. A partir daí ele torna-se a identidade secreta de Peter Parker, jornalista do jornal Clarim Diário, que alterna sua identidade entre uma pessoa aparentemente normal e a de super-herói.

Logo após, em 1963 , vem o Homem de Ferro , que não tem nenhum superpoder, mas é muito inteligente e tem dinheiro de sobra para colocar seus projetos em prática, pois herdou muito dinheiro de seus pais. Ele recebe esse nome porque criou uma armadura de ferro que o faz indestrutível, além de possuir elementos que o fazem voar, atirar, etc. Como os demais super-heróis, já teve vários desafios pela frente, mas sempre contou com a ajuda de seu mordomo e sua secretária, únicos que conhecem sua identidade e são sempre fiéis a ele.

Já pensou que tranquilidade se esses heróis existissem de verdade?!?!?

 

Curiosidades

Mais rápido que uma bala!
Mais poderoso que uma locomotiva!
Veja! Lá no céu!
É um pássaro?
É um avião?
Não, é o Super-Homem.

Esta foi é a apresentação que acompanha o super-homem desde sua estreia, ganhou força nas brincadeiras da criançada e sobrevive até hoje quando o objetivo é fazer uma alusão a este herói!